Adote amor, receba carinho Secretaria de Comunicação e Unidade de Zoonoses lançam campanha de adoção de animais

A Secretaria Municipal de Comunicação, em parceria com a Unidade de Zoonoses de Jales, lançou na quinta-feira, dia 24 de junho, a campanha “Adote amor, receba carinho”, como forma de incentivar a população a adotar os animais que vivem temporariamente na sede da unidade.

O local abriga animais resgatados de maus-tratos ou que corriam algum tipo de risco a sua saúde. Mesmo não sendo o foco do trabalho da Unidade, proporcionar o abrigo necessário os mantém protegidos até que eles encontrem um novo lar e recebam o carinho que merecem.

Atualmente, o espaço possui diversos gatos e cachorros para adoção. Grande parte dos animaizinhos já estão vacinados e vermifugados. Alguns, por serem muito jovens, ainda irão passar pelo processo de castração, também ofertado pela Unidade de Zoonoses.

Os animais, dos mais variados tamanhos e idades, não possuem raça definida e alguns já são adultos. O intuito da Zoonoses, entretanto, também é conscientizar a população para que ela não discrimine aqueles que não têm raça e os adote.

De acordo com o médico veterinário responsável pelo setor, Carlos Eduardo Geraldeli da Silva, “a função da Unidade é identificar e controlar doenças virais que sejam problemas de saúde pública, a exemplo da raiva e a leishmaniose, e que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, além da prevenção de epidemias. Quando resgatamos um animal, ele recebe todo tratamento que for necessário. Após recolhidos, os animais passam por testes e aqueles comprovadamente saudáveis são vacinados e colocados para adoção. Enquanto esperam por um dono, os bichos recebem alimentação e limpeza diária”, explica o médico veterinário.

O Secretário Municipal de Comunicação, Douglas Zílio, afirmou que a campanha é um esforço conjunto em prol a causa animal. “Quando começamos a estruturar essa campanha contamos com parceiros muito especiais. As equipes da Turma dos Bichos, Ama Pet Jales e Mimo dos Bichos doaram diversos acessórios como coleiras e placas de identificação para todos os animais. Além disso, quem adotar um animalzinho no Centro de Zoonoses irá receber como cortesia o primeiro banho, que será dado pela Ama Pet Jales. Ficamos muito gratos por toda esta ajuda e esperamos que eles encontrem novos lares em breve”. O secretário ainda agradeceu ao veterinário Carlos Eduardo e ao estagiário da unidade, Pedro Temponi, que prontamente entenderam a importância da campanha e abraçaram a causa. “Aproveito para parabenizar toda a equipe do Centro de Zoonoses que realiza esse importante trabalho e ao prefeito Luis Henrique Moreira que tem um olhar todo especial em prol da causa animal. Em apenas seis meses de governo, esse é o quarto projeto direcionado aos animais. No mês de janeiro, o chefe do executivo sancionou e promulgou a Lei nº 5.090, de 06 de janeiro de 2021, aprovada pela Câmara Municipal de Jales em agosto do ano passado, que obriga pessoas que cometerem maus-tratos contra animais a custear as despesas veterinárias para o tratamento decorrente das agressões. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sob o comando da Sandra Gigante, desenvolveu e está executando o Tampatas, que arrecada tampinhas plásticas e doa para protetoras de animais reverterem na compra de ração para os bichinhos abandonados e também o projeto Patinhas Carentes, em parceria com os protetores em ação, que troca mudas de plantas medicinais, produzidas no Viveiro Municipal, por um quilo de ração”, finalizou Douglas.

COMO ADOTAR UM CÃO OU GATO?

Os interessados em adotar um animal devem entrar em contato diretamente com a Unidade de Zoonoses através do telefone (17) 99611-5491. Quem quiser adotar um gato, já deve levar uma caixa apropriada para o transporte. Os que pretendem levar um cão devem estar munidos de coleira e guia.

Os profissionais da unidade avaliam a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem-estar e saúde. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade, para que os animais não sejam abandonados novamente.

A equipe da Unidade de Zoonoses cuida dos animais até que eles encontrem um novo lar