Corpo de Bombeiros e Prefeitura alertam a população na semana em que é comemorado o Dia do Bombeiro

Corpo de Bombeiros e Prefeitura alertam a população na semana em que é comemorado o Dia do Bombeiro

Na sexta-feira, dia 02 de julho, será comemorado o Dia do Bombeiro, e para celebrar a data, ao longo da semana, o Pelotão de Bombeiros de Jales do 13º GB de São José do Rio Preto, em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, vai realizar ações de conscientização da população sobre diversos temas, utilizando o site oficial e as redes sociais da Prefeitura de Jales.

Na sexta-feira, dia 02, o 1º Sargento PM Robson de Jesus Nones, atual responsável pelo Corpo de Bombeiros de Jales, será apresentado à imprensa, durante um evento na Estação de Bombeiros para comemorar o Dia do Bombeiro e apresentar uma atividade de educação pública em parceria com os meios de comunicação do município.

“Vamos realizar uma coletiva e apresentar ações positivas por parte do Corpo de Bombeiros de Jales, utilizando da educação pública com o tema ‘Fogo em cobertura vegetal com foco nas doenças respiratórias”, ressaltou o Sargento Nones que frisou que o tema é muito pertinente em tempos de pandemia da covid-19 em função do agravamento das doenças respiratórias em período de queimadas.

De acordo com o secretário de Comunicação, Douglas Zílio, “essa parceria é uma forma de homenagear esses heróis na semana em que se comemora o Dia do Bombeiro Brasileiro, instituição que protege a sociedade com a missão de proteção à vida, meio ambiente e patrimônio. Além disso, será possível alertar a população com relação aos perigos dos incêndios na vegetação, soltura de balões tão comuns nos festejos juninos, prevenção de incêndios nas margens das rodovias e o risco de doenças respiratórias com a chegada do inverno e aumento das queimadas. Durante esta semana as redes sociais da Prefeitura de Jales vão alertar para esses temas”.

Dia 02 de julho

No dia 02 de julho foi instituído o “Dia do Bombeiro Brasileiro”, criado pelo decreto Federal Nº 35.309, 02 de abril de 1954. A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório da Corte, inaugurado em 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro e, desde então, essa data é utilizada para homenagear todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e o meio ambiente.

Em comemoração a este dia, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizará ações educativas, por meio de entrevistas em meios de comunicação, simulados, palestras, distribuição de material educativo, e outras atividades que tem como objetivo educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento, a fim de conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios em coberturas vegetais, fogo em lixo, dentre outros, e como agravante, as doenças respiratórias que são potencializadas nesse período de estiagem, levando, inclusive, em consideração, a associação destas com o agravamento de problemas respiratórios ocasionados pela covid-19.

O objetivo é conscientizar a população a fim de expor os riscos causados pela realização de queimadas, e o consequente agravamento das enfermidades causadas por inalação de fumaça, podendo inclusive interferir no controle da situação pandêmica.

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000