Agosto Lilás Jales teve programação especial de conscientização pelo fim da violência contra a mulher na Praça João Mariano de Freitas

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na manhã da sexta-feira, dia 26, uma programação especial na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), em alusão ao “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A data foi escolhida em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em agosto de 2006.

Ao lado da vice-prefeita e secretária da Educação, Marynilda Cavenaghi, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso abriu o evento destacando a importância da Lei Maria da Penha que visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar.

“Precisamos trabalhar, conscientizar e dizer que a Lei Maria da Penha existe para essa finalidade, para mudar a realidade de muitas de nós e ressalto que a educação é um importante caminho de prevenção porque hoje as nossas crianças daqui a alguns anos vão se tornar homens e mulheres e se, desde já, trabalharmos isso de forma lúdica e pedagógica, teremos homens e mulheres que saberão tratar o outro com respeito e carinho. Acredito muito que, com a prevenção e a educação, vamos encontrar um futuro melhor para toda essa violência que estamos vivenciando hoje. A prevenção é o melhor caminho”.

Pérola informou ainda que, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada sete horas é cometido um feminicídio e a cada 10 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Em respeito a essas vítimas, a secretária pediu um minuto de silêncio para o público presente.

Titulado de “Se liga, mulher”, o evento prosseguiu com a apresentação artística das dançarinas do Studio de Dança, Julianne Magri; apresentação musical dos cantores Fernanda Burilli e Danilo Rollemberg; exposição fotográfica da fotógrafa Rosana Aun; o evento contou ainda com um espaço da OAB Mulher que disponibilizou orientações jurídicas e mudas de ervas medicinais fornecidas pelo Viveiro Municipal.

Estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física e Estética e Cosmética da Unijales  realizaram procedimentos estéticos; alunos do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Profissionalizante (IEP) aferiram pressão arterial; também participaram representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Conselho Tutelar; Casa de Apoio ao Migrante; Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo; Coletivo de Mulheres; Santa Casa de Jales;  representantes da Secretaria de Saúde e Educação; educadores físicos e equipes do SAE/CTA  e Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde e alunos e professores da APAE Jales. Todos os participantes disponibilizaram orientações acerca de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social para a população que passou pelo local que também foram servidos de cachorro-quente, bolo e refrigerante.

De acordo com a secretária Pérola, infelizmente, muitas mulheres ainda se encontram em situação de vulnerabilidade. “A Lei Maria da Penha é de extrema importância para mudar a realidade de muitas de nós e a campanha Agosto Lilás vem de encontro a estes cuidados também. Fizemos tudo com muito carinho para acolher e orientar as mulheres que sofrem variados tipos de violência que vão muito além das agressões físicas. A violência contra a mulher é considerada uma das formas de violação dos direitos humanos e pode ser denunciada pelo número 180 ou diretamente na Delegacia de Atendimento à Mulher. Como diz Maria da Penha, ‘Quando a violência termina, a vida recomeça. Não se cale diante de tais agressões. Denuncie!”

A vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca Cardoso na abertura do evento Se liga, mulher, em alusão ao “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca Cardoso com as parceiras que contribuíram com a realização do evento

A equipe do SAE/CTA realizou diversos testes rápidos com o objetivo de prevenir contra doenças

Quem passou pela Praça João Mariano de Freitas também teve a oportunidade de aferir a pressão