Comboio e Praça Euphly Jalles receberam intervenções artísticas focadas no combate ao trabalho infantil

Comboio e Praça Euphly Jalles receberam intervenções artísticas focadas no combate ao trabalho infantil

Muita alegria, música, teatro, brincadeiras, poesias e encanto marcaram a noite da quarta-feira, dia 6, e o sábado, dia 9, quando a Prefeitura de Jales, promoveu mais uma ação focada no combate ao trabalho infantil no município. Dessa vez a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, comandada pela secretária Pérola Maria Fonseca Cardoso, com apoio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e a Escola Livre de Teatro (ELITE) realizaram intervenções artísticas no Comboio (Feira do Produtor Rural) e na Praça Dr. Euphly Jalles.

A ação foi um complemento às atividades promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social no mês de junho, já que no dia 12 é comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de denunciar os casos e garantir segurança às crianças e jovens.

Na quarta-feira os atores da Escola Livre de Teatro realizaram apresentações lúdicas sobre a temática de combate ao trabalho infantil, abordando o tema “Meu Trabalho é Brincar”, no Comboio. Muita interação com pais, crianças e com as equipes que trabalham naquele espaço marcaram a noite do dia 6.

Já na noite do sábado, dia 9, a apresentação ocorreu na Praça Dr. Euphly Jalles, também conhecida como a “Praça da Fonte”, e novamente chamou a atenção de quem estava visitando o mais novo cartão postal da cidade.

A secretária Pérola Fonseca Cardoso ressaltou que “as apresentações foram realizadas com o objetivo de promover ações de orientação e preventivas planejadas de modo a chamar a atenção, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ficamos muito felizes com a adesão das pessoas e o sucesso do evento”.

Pérola frisou que, ao longo do mês de junho, a temática foi trabalhada com alunos das escolas das redes municipais e “para encerrar com chave de ouro, decidimos levar a temática para lugares abertos, onde a população tem acesso, para orientar e alertar pais e responsáveis por essas crianças e adolescentes. Agradeço e parabenizo os atores da nossa Escola Livre de Teatro pelo belíssimo trabalho que realizam e dizer que o apoio da ELITE foi fundamental para atingirmos nossos objetivos”.

É importante informar que, de acordo com a legislação brasileira, todo trabalho executado por menores de 16 anos é considerado trabalho infantil. Porém, a atividade é lícita a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz. “Entre os 16 a 18 anos, é proibida a execução de trabalhos em atividades insalubres, perigosas ou danosas, além de trabalho noturno, ou que envolva cargas pesadas e longas jornadas, trabalhos em locais ou serviços prejudiciais ao bom desenvolvimento psíquico, moral e social”, disse a secretária Pérola. 

Segundo dados do Mapa do Trabalho Infantil em 2020, foi apurado que 2,3 milhões de pessoas, entre 5 e 17 anos, trabalham sem a proteção prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei do Aprendiz.

Para denunciar, é possível entrar com contato com o Conselho Tutelar do Município, através do telefone (17) 99646-6031 e com o Disque Direitos Humanos, através do número 100, disponível 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Atores da Escola Livre de Teatro realizaram intervenções artísticas no Comboio com o objetivo de orientar sobre o trabalho infantil

A secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca Cardoso, com servidores da Secretaria, do CRAS, CREAS e atores da ELITE

Comerciantes que trabalham no Comboio interagiram com os artistas

As crianças se divertiram com as ações promovidas no Comboio na noite da quarta-feira

As crianças se divertiram com as ações promovidas no Comboio na noite da quarta-feira

A Praça Dr. Euphly Jalles recebeu intervenções artísticas na noite do sábado, dia 9

Os atores da Escola Livre de Teatro em prol do combate ao trabalho infantil

Adultos e crianças ficaram atentos às orientações dos atores passadas através da música, poesias, teatro e de brincadeiras

Muitas crianças participaram das intervenções artísticas na Praça Dr. Euphly Jalles

O combate ao trabalho infantil tem sido trabalhado constantemente por meio de ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000