Passeata promovida pela Prefeitura alerta a população para o combate ao abuso e exploração sexual infantil

Passeata promovida pela Prefeitura alerta a população para o combate ao abuso e exploração sexual infantil

O mês de maio é marcado por possuir uma das causas mais nobres para se combater: o abuso e exploração sexual da criança e do adolescente. Pensando nisso, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu uma passeata e reuniu as Secretarias Municipais Saúde, Educação, Segurança pública e Mobilidade Urbana, Administração e Comunicação, Diretoria de Ensino; Polícia Militar, entidades assistenciais, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CRAS, CREAS, Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), escolas públicas e comunidade, partindo da Praça João Mariano de Freitas e passando pelas principais avenidas e ruas da cidade, com o objetivo de mobilizar a sociedade jalesense em defesa de crianças e jovens.

Participaram do evento a vice-prefeita e secretária de Educação, Marynilda Cavenaghi, os secretários municipais Pérola Fonseca Cardoso (Desenvolvimento Social), Nilva Gomes Rodrigues de Souza (Saúde), Reginaldo Viota (Administração), Douglas Zílio (Comunicação), Wagner Coneglian (Segurança Pública e Mobilidade urbana) e Manoel de Aro (Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano). Além de servidores públicos municipais de diversas pastas e alunos da APAE, EM João Arnaldo Andreu Avelhaneda e EE Juvenal Giraldelli e integrantes do Projeto Corpo e Mente em Movimento.

Antes da partida, a secretária Pérola Cardoso fez uso da palavra e lembrou que, “mais que um dever de cidadania, o combate à exploração sexual é uma responsabilidade da sociedade civil pelos direitos humanos dos nossos jovens”.

Durante o percurso, que recebeu apoio da Polícia Militar, percorrendo as avenidas Francisco Jalles e João Amadeu e as ruas 11 e 8, foi ressaltado que o dia 18 de maio foi escolhido devido ao episódio do “Caso Araceli”. Araceli era o nome de uma jovem garotinha de apenas 8 anos de idade, moradora em Vitória (ES), que teve todos os seus direitos violados, foi raptada de sua família, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O bárbaro crime até hoje segue impune.

“Para impedir que atos como este se repitam, a Prefeitura, através dos órgãos municipais mobilizou a cidade para sensibilizar, informar, e convocar pais, alunos e professores a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e dos adolescentes. Fizemos questão de durante todo o trajeto colocarmos a canção ‘Seu corpo é um tesourinho, que conta a história de um pai conversando com a filha e alertando sobre a importância de relatar qualquer suposto abuso”, frisou Pérola.

É importante lembrar e ressaltar que o enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais.

Pérola enalteceu que “a nós adultos, além da responsabilidade legal de proteger, de defender crianças e adolescentes, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. Precisamos superar mitos, tabus e preconceitos, oferecer segurança para as crianças e adolescentes possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia e promoção dos seus direitos”.

Os participantes da passeata e a população receberam uma “flor amarela”, símbolo da campanha Faça Bonito, de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A flor figura como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de se associar à fragilidade de uma criança.

“Não apenas hoje, vamos continuar convocando a todos, famílias, escolas, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas e mídia, para se comprometerem com o enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida”.

Denúncia

O município conta com uma rede de proteção à criança e ao adolescente e as pessoas podem denunciar os abusos e a exploração sexual através do Disque 100, Conselho Tutelar (17 99602-7583), Polícia Civil (17 3632-3366) ou Polícia Militar (17 3632-1710). A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima. A pessoa também pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime para posterior investigação.

Centenas de pessoas participaram da passeata em prol do combate à exploração sexual da criança e do adolescente realizada pela Prefeitura de Jales por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social

Participaram representantes das secretarias municipais, Diretoria de Ensino; entidades assistenciais, Conselho Tutelar, Polícia Militar, CRAS, CREAS, APAE, escolas públicas municipais e estaduais e comunidade

A secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Cardoso falou sobre a importância do 18 de Maio na presença da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e dos secretários municipais Douglas Zílio, Nilva Gomes, Wagner Coneglian e Reginaldo Viota

O percurso incluiu as avenidas Francisco Jalles e João Amadeu e as Ruas 11 e 8

Faixas, cartazes e vozes chamaram atenção da sociedade para o problema que atinge crianças e jovens em todo o Brasil

Durante o percurso foram entregues folder e material educativo para conscientizar a população

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marynilda Cavenaghi, colocou nos canteiros da Praça João Mariano de Freitas uma flor amarela, símbolo da Campanha Faça Bonito

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000