Secretaria de Desenvolvimento Social de Jales junto ao CREAS, CRAS e APAE realizam conferência sobre os Direitos das pessoas idosas e com deficiência

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Jales junto ao CREAS, CRAS, APAE e Lar dos Velhinhos, realizou na manhã de quarta-feira, 26, um encontro com alunos da APAE e familiares, para abordar a questão referente aos direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência, tendo em vista que no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e em 1 de outubro se comemora o Dia do Idoso.

Ao chegar ao evento os convidados foram recepcionados de forma calorosa e bem dinâmica pelos alunos da APAE, que pediam para que os visitantes escolhessem um dos poemas que estava preso a um guarda-chuva e liam para eles.

O encontro denominado ‘Mobilização frente às questões referentes à pessoa idosa e pessoas com deficiência, foi realizado no salão de eventos da APAE, e abordou o tema: O envelhecimento da pessoa com deficiência: um olhar para os familiares/cuidadores frente às implicações na prestação de cuidados.

Realizando a abertura do encontro, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Pérola Cardoso, ressaltou a importância da realização da conversa e a troca de ideias durante a discussão. ‘Fico muito feliz de ter todos vocês aqui, para tratarmos deste assunto tão importante. Nosso objetivo sempre foi priorizar a qualidade de vida, ajudando com as orientações e sanando as dúvidas dos familiares e cuidadores. Deixo aqui a minha gratidão a todos os envolvidos e ao pessoal da APAE pela parceria e também por ceder o espaço para esta reunião.

Segundo a coordenadora do CREAS, Marcia Fortes, ‘o evento foi pensado e criado a partir de dúvidas que foram observadas nos acompanhamentos das famílias inseridas e acompanhadas no CREAS, CRAS e APAE, e também questionamentos que surgem no dia a dia das famílias. O objetivo é explanar os direitos assegurados pela legislação as pessoas idosas e deficientes, que muitas vezes não os usam por desconhecê-los, além de orientar a forma correta de conduzir ou buscar ajuda, afirmou a coordenadora.

A conversa foi conduzida pelas profissionais Alini Aparecida Fernandes, assistente social do CREAS; Patrícia Juliana Rodrigues advogada do CREAS; Nilcemara Veroneis Rossini, coordenadora do CRAS; Janine Sestari, assistente Social de Saúde e Lilian Ludmila Betete, psicóloga do Lar dos Velhinhos.

As psicólogas aproveitaram o momento para realizar uma explanação sobre capacitismo, além das barreiras atitudinais. As profissionais também abordaram os fatores que favorecem um envelhecimento mais saudável e menos traumático. A importância da família no envelhecimento da pessoa com deficiência também foi uma das questões que foram levantadas.

Após o encerramento das explicações, antes da abertura do espaço para o público tirar suas dúvidas, os alunos da APAE realizaram uma linda apresentação cultural com a leitura de poemas para o público.

DENUNCIE

É importante que você também ajude na luta para garantir os direitos dos idosos e pessoas com deficiência. Se caso você presenciar ou conhecer alguém que esteja tendo os seus direitos violados, disque 100 para denunciar. A ligação é gratuita e anônima. Assim você também estará colaborando e oferecendo um mundo de direitos iguais a todos.

O encontro foi realizado no salão de eventos da APAE e contou com a presença de familiares cuidadores que são acompanhados pelo CREAS, CRAS e APAE

Alunos da APAE faziam a recepção dos convidados lendo poesias que eram escolhidas pelos visitantes

Outros alunos também realizavam a recepção de alguns dos idosos do Lar São Vicente de Paulo, que participaram do encontro

A Secretária de Desenvolvimento Social de Jales, Pérola Cardoso, acompanhada das profissionais do CREAS, CRAS, APAE e Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, iniciou a abertura da conferência falando a importância do assunto e agradecendo a presença de todos