Prefeito Luis Henrique recebe autoridades do Poder Judiciário para assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Na tarde da sexta-feira, 12 de abril, o prefeito Luis Henrique Moreira, a secretária de Saúde Nilva Gomes Rodrigues de Souza e o procurador geral do município, Dr. Benedito Dias da Silva Filho, receberam o presidente da Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme Martins de Oliveira Neto e autoridades do Poder Judiciário para a assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público e que tem o objetivo de conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização.

Lançado em 30 de novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal surgiu da preocupação da Comissão da Saúde do CNMP com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos.  O principal foco é a retomada de índices de cobertura vacinal em todo o território nacional, por meio da conscientização da população sobre a importância da vacinação, prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A pactuação objetiva fortalecer parcerias com a sociedade civil e demais órgãos públicos para aumentar a cobertura vacinal, através da realização de amplas campanhas de comunicação com foco na segurança e na eficácia das vacinas, além da conscientização da sua importância, com intuito de evitar o retorno de doenças preveníveis já controladas ou erradicadas no País. Neste primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva.
O prefeito Luis Henrique Moreira fez questão de ressaltar a importância da união entre poderes para a execução desse importante projeto e enfatizou a seriedade da vacinação como uma medida de proteção não apenas individual, mas de proteção coletiva de saúde pública, que protege e salva vidas. “É um pacto muito importante que soma forças para juntos criarmos um movimento único para despertar a sociedade sobre a necessidade da vacinação para a saúde coletiva, um grande passo para que a população volte a confiar nas vacinas e em seus benefícios para todos. Hoje as fakes news se tornaram um problema para a saúde pública. Juntos não vamos medir esforços para reverter este quadro e vamos continuar promovendo a saúde e a trabalhar para conscientizar a população a retomar o hábito da vacinação, afinal as vacinas salvam vidas”, enfatizou.

Participaram da solenidade de assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, que ocorreu no gabinete do Paço Municipal, o Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP) e Presidente da Comissão de Saúde do CNMP, Dr. Jayme Martins de Oliveira Neto; o Presidente da APAMAGIS (Associação Paulista dos Magistrados), Dr. Thiago Elias Massad; o Vice-Presidente dos Aposentados na Associação dos Magistrados Brasileiros e Diretor de Interiorização da APAMAGIS, Dr. Nilton Santos Oliveira; o Juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Evandro Pelarin; os Promotores de Justiça de Jales da 4º PJ-Jales Dr. Eduardo Hiroshi Shintani e da 5º PJ-Jales, Dra. Maria Izabel  dos Reis Rezende Magalhães; representando o Fórum de Jales os Juízes Dr. Alexandre Yuri Kiataqui (2ª Vara Criminal), o Diretor do Fórum, Dr. José Pedro Geraldo Nóbrega Curitiba (1ª Vara Cível) e Dra. Maria Paula Branquinho Pini (2ª Vara Cível); a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Jales sendo representada pelo Dr. Fernando Antônio De Lima; o Presidente da 63ª Subseção de Jales - Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Ricardo Hentz Ramos, o Procurador Geral do Município de Jales, Dr. Benedito Dias Da Silva Filho, o Procurador do Município de Jales, Dr. André Domingues Sanches Pereira e a Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues De Souza.

Plano Nacional Vacinação 01O prefeito Luis Henrique Moreira, a secretária de Saúde Nilva Gomes Rodrigues de Souza e o procurador geral do município, Dr. Benedito Dias da Silva Filho, receberam autoridades do Poder Judiciário para a assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Plano Nacional Vacinação 02
O prefeito Luis Henrique Moreira e o Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP) e Presidente da Comissão de Saúde do CNMP, Dr. Jayme Martins de Oliveira Neto, assinaram o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Plano Nacional Vacinação 04