Prefeitura promove reunião com diversos setores para ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue

Com intuito de discutir diretrizes para o enfrentamento da dengue e analisar propostas de ações, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma reunião da Sala Municipal de Situação das Arbovirores na manhã da sexta-feira, dia 02, na Casa do Poeta e Escritor de Jales com a participação de representantes de diversas secretarias municipais.

A reunião contou com a presença do chefe de gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, da secretária de Saúde; Nilva Gomes Rodrigues de Souza, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante; de Comunicação, Douglas Zílio, de Governo, Reginaldo Viota, do procurador jurídico Benedito Dias da Silva Filho; Francisco Teodoro da Silva representando a secretaria de Obras, Marileslei Bercelli (Educação); Maria Joana Segna (Desenvolvimento Social), além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a Sala Municipal de Situação das Arbovirores é um espaço físico estabelecido para discutir questões relacionadas à prevenção e ao combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, as chamadas ‘arboviroses’, assunto que está sendo discutido em todo o país.

O encontro debateu ações eficazes para auxiliar o trabalho constante de combate e prevenção às arboviroses realizado no município pela equipe de endemias, como a realização de um “Dia D” de conscientização e orientação aos moradores, no dia 02 de março (sábado), das 8h às 13h, e a 4ª Edição do Jales Mais Limpa, com início no dia 04 de março, pelos bairros com maiores índices de densidades larvárias com o intuito de eliminar principalmente recipientes que acumulem água e servem de criadouros do mosquito da dengue, além de móveis velhos, entulhos que servem de habitat para os escorpiões. O Jales Mais Limpa é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e apoio das outras secretarias municipais.

Haverá ainda a intensificação do serviço de roçagem e limpeza de terrenos pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Educação também iniciará uma campanha educativa nas escolas municipais com a entrega de panfletos com o cronograma do Jales Mais Limpa e a Secretaria Municipal de Comunicação fará uma campanha nas redes sociais da Prefeitura, rádios e jornais do município e disponibilizará carro de som para percorrer as ruas do município para que todos possam colaborar no combate à dengue.

Segundo a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a participação de todas secretarias é fundamental no enfrentamento da dengue. “O trabalho é realizado ininterruptamente no município, com as visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, palestras orientativas, distribuição de materiais educativos, bloqueio em caso de suspeita e a nebulização quando confirmado o caso, mas no início do ano, com o período das chuvas, é preciso um reforço das atividades. Casos de dengue estão avançando e preocupando não só Jales, mas toda a região”.

A conscientização da população para conter a proliferação de criadouros do inseto é fundamental. “A população tem que fazer a sua parte, cada um é responsável pelo seu domicílio, pelo seu ambiente. Se você tem aquela tampinha, aquele pratinho, aquele local com água parada, faça a sua parte, para que não proliferem mais mosquitos. O melhor meio de combater a dengue é a conscientização de todos”, acrescentou a secretária.

bANNER dENGUE - fEV 2024

Reunião arboviroses

Com intuito de discutir diretrizes para o enfrentamento da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma reunião do Comitê da Sala Municipal das Arbovirores na manhã da sexta-feira, dia 02, na Casa do Poeta e Escritor de Jales com a participação de representantes de diversas secretarias municipais

Hospedagem