Prefeitura promove reunião com diversos setores para ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue

Prefeitura promove reunião com diversos setores para ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue

Com intuito de discutir diretrizes para o enfrentamento da dengue e analisar propostas de ações, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma reunião da Sala Municipal de Situação das Arbovirores na manhã da sexta-feira, dia 02, na Casa do Poeta e Escritor de Jales com a participação de representantes de diversas secretarias municipais.

A reunião contou com a presença do chefe de gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, da secretária de Saúde; Nilva Gomes Rodrigues de Souza, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante; de Comunicação, Douglas Zílio, de Governo, Reginaldo Viota, do procurador jurídico Benedito Dias da Silva Filho; Francisco Teodoro da Silva representando a secretaria de Obras, Marileslei Bercelli (Educação); Maria Joana Segna (Desenvolvimento Social), além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a Sala Municipal de Situação das Arbovirores é um espaço físico estabelecido para discutir questões relacionadas à prevenção e ao combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, as chamadas ‘arboviroses’, assunto que está sendo discutido em todo o país.

O encontro debateu ações eficazes para auxiliar o trabalho constante de combate e prevenção às arboviroses realizado no município pela equipe de endemias, como a realização de um “Dia D” de conscientização e orientação aos moradores, no dia 02 de março (sábado), das 8h às 13h, e a 4ª Edição do Jales Mais Limpa, com início no dia 04 de março, pelos bairros com maiores índices de densidades larvárias com o intuito de eliminar principalmente recipientes que acumulem água e servem de criadouros do mosquito da dengue, além de móveis velhos, entulhos que servem de habitat para os escorpiões. O Jales Mais Limpa é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e apoio das outras secretarias municipais.

Haverá ainda a intensificação do serviço de roçagem e limpeza de terrenos pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Educação também iniciará uma campanha educativa nas escolas municipais com a entrega de panfletos com o cronograma do Jales Mais Limpa e a Secretaria Municipal de Comunicação fará uma campanha nas redes sociais da Prefeitura, rádios e jornais do município e disponibilizará carro de som para percorrer as ruas do município para que todos possam colaborar no combate à dengue.

Segundo a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a participação de todas secretarias é fundamental no enfrentamento da dengue. “O trabalho é realizado ininterruptamente no município, com as visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, palestras orientativas, distribuição de materiais educativos, bloqueio em caso de suspeita e a nebulização quando confirmado o caso, mas no início do ano, com o período das chuvas, é preciso um reforço das atividades. Casos de dengue estão avançando e preocupando não só Jales, mas toda a região”.

A conscientização da população para conter a proliferação de criadouros do inseto é fundamental. “A população tem que fazer a sua parte, cada um é responsável pelo seu domicílio, pelo seu ambiente. Se você tem aquela tampinha, aquele pratinho, aquele local com água parada, faça a sua parte, para que não proliferem mais mosquitos. O melhor meio de combater a dengue é a conscientização de todos”, acrescentou a secretária.

bANNER dENGUE - fEV 2024

Reunião arboviroses

Com intuito de discutir diretrizes para o enfrentamento da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma reunião do Comitê da Sala Municipal das Arbovirores na manhã da sexta-feira, dia 02, na Casa do Poeta e Escritor de Jales com a participação de representantes de diversas secretarias municipais

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000