Prefeitura realiza reunião com o objetivo de avançar na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

A Prefeitura de Jales realizou na manhã da quinta-feira, dia 07 de março, uma reunião intersetorial com os responsáveis pela elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, documento previsto pelo Marco Legal que regulamenta as ações voltadas aos primeiros anos de vida e estabelece as diretrizes para políticas públicas e garantias específicas para crianças de zero a seis anos incompletos.

Participaram da reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, secretários municipais e servidores representantes de todas as secretarias municipais da Prefeitura de Jales e os vereadores Bismark Kuwakino e Bruno de Paula.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Juliano Mendes de Campos, o objetivo do encontro é explicar a importância de se investir na Primeira Infância; explanar sobre a organização do Plano Municipal pela Primeira Infância; desafiar as secretarias municipais a desenvolverem metas e ações voltadas para a primeira infância e apresentar a estrutura e o trabalho pedagógico da Educação Infantil e da Rede Municipal de Jales.

A vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, que atuou durante 33 anos na área da Educação, inclusive tendo exercido o cargo de secretária municipal de Educação, ressaltou que “a experiência do Plano Municipal de Primeira Infância de Jales, que está sendo desenvolvido no Município, será utilizada na construção do conteúdo do instrumento voltado à proteção e promoção de direitos às crianças de zero a seis anos. Nosso plano também representa a oportunidade de articular iniciativas que atuam nesse campo, favorecendo a constituição de uma Rede pela Primeira Infância, que pode ser formada por diferentes entidades do poder público, sociedade civil, iniciativa privada e outras redes”.

Após o uso da palavra feito pela vice-prefeita Marynilda e pela secretária municipal de Educação, doutora Adriana Campos, a supervisora de ensino Valéria Altimari apresentou a estrutura da rede municipal de Educação de Jales; a professora responsável pelo acompanhamento pedagógico das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Marilene Jorge do Prado, destacou e apresentou o trabalho pedagógico dessas instituições de ensino e a coordenadora da Educação Infantil e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Tamara Peresi Viota, apresentou o Plano Municipal da Primeira Infância.

Segundo ela, “o plano será um documento político e técnico que orientará decisões, investimentos e ações de proteção e de promoção dos direitos das crianças na primeira infância em Jales”, frisou Tamara que lembrou que, de acordo com a Neurociência, “a primeira infância começa ainda na gestação". Devemos levar em consideração que a primeira infância é o período mais importante na formação dos indivíduos, por isso devemos ter políticas públicas para todos, principalmente para as crianças com idades entre 0 e 6 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social. Isso tem o poder de transformar toda uma sociedade”, destacou Tamara Viota.

Antes de encerrar a reunião, a secretária Adriana propôs que todas as secretarias municipais apresentem, no dia 6 de maio, propostas e ideias que possam ser incluídas no Plano Municipal pela Primeira Infância.

Primeira Infância 01

A vice-prefeita Marynilda, representantes de todas as secretarias municipais e vereadores participaram da reunião intersetorial com os responsáveis pela elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.

Primeira Infância 02

A vice Marynilda e a secretária de Educação, professora doutora Adriana Campos, com servidores da Educação envolvidos no Plano Municipal pela Primeira Infância.

Primeira Infância 03

A vice-prefeita Marynilda, que atuou durante 33 anos na Educação, abriu a reunião.

Primeira Infância 04

A secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Mendes Juliano de Campos falou sobre a importância do Plano Municipal pela Primeira Infância.

Primeira Infância 05

A supervisora de ensino Valéria Altimari apresentou a estrutura da rede municipal de Educação de Jales.

Primeira Infância 06

A professora responsável pelo acompanhamento pedagógico das EMEIs, Marilene Jorge do Prado, destacou e apresentou o trabalho pedagógico dessas instituições de ensino.

Primeira Infância 07

Já a coordenadora da Educação Infantil e presidente do CMDCA, Tamara Peresi Viota, apresentou o Plano Municipal da Primeira Infância.