Prefeitura de Jales está implantando sistema de Geoprocessamento

A Prefeitura de Jales está em fase de implantação do sistema de Geoprocessamento, ferramenta que contém toda a base cartográfica, cadastro técnico multifinalitário (de diversas finalidades) com integração com as informações geográficas locais. A ferramenta que está sendo implantada pela empresa Geodados foi apresentada aos secretários municipais e aos servidores públicos da Prefeitura na terça-feira, dia 7 e na quarta-feira, dia 8.

O objetivo é atualizar os dados do cadastro imobiliário municipal por meio de geoprocessamento, ou seja, através da captação de ortofotos de altíssima resolução e fotos multidirecionais LiDAR. Através das imagens e dos dados do sistema será possível analisar com precisão as informações de diversos dados como componentes viários, sinalizações de trânsito horizontais e verticais, iluminação, vegetação ambiental, cemitérios municipais e imóveis que além do tamanho da construção tiveram o tipo construtivo, padrão, estado de conservação e uso atualizados.

Para a realização da captação das imagens aéreas a empresa Geodados utilizou de aeronave tripulada devidamente homologada no Ministério da Defesa e para o levantamento das fotos multidirecionais foi utilizado um automóvel com câmeras de altíssima resolução acopladas em seu teto e tecnologia Laser Scanner integradas que permitem a identificação do trabalho.

Todas as imagens captadas na área contratada do município são de uso exclusivo da Prefeitura. O projeto integra dados multifinalitários do município e os disponibiliza para as secretarias competentes para a otimização do planejamento municipal.

Este trabalho de atualização de dados permitirá ao município desenvolver uma análise justa da cidade, auxiliando a Prefeitura a melhorar ainda mais os serviços públicos municipais.

Entre os muitos benefícios proporcionados pelo sistema de Geoprocessamento estão a capacidade de integração de dados multifinalitários para as secretarias, auxílio na captação de recursos federais para projetos de melhorias; organização municipal; sustentabilidade e eficiência para gestão municipal e o conceito de município Inteligente.

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, esse é mais um passo dado para a transformação de Jales em uma cidade inteligente. “A implantação dessa ferramenta de Geoprocessamento vem ao encontro do nosso objetivo de trazer de forma rápida e intuitiva informações importantes para diversos setores não só da Prefeitura, mas da sociedade, como a indústria da construção civil, áreas de planejamento urbano, área acadêmica, investidores, empreendedores, entre outros”, ressaltou.

geoprocessamento 01

A Prefeitura de Jales está implantando o sistema de Geoprocessamento, ferramenta que contém toda a base cartográfica, cadastro técnico de diversas finalidades com integração com as informações geográficas locais

geoprocessamento 02

Na terça-feira, 7, a ferramenta foi apresentada aos secretários municipais