Terceira fase da vacinação contra a Gripe segue até o dia 9 de julho

Terceira fase da vacinação contra a Gripe segue até o dia 9 de julho

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continua até o dia 9 de julho.  A imunização protege contra três tipos do vírus: A (H1N1), A(H3N2) e B. A nova etapa foi transferida do Centro Pastoral para as unidades de saúde (ESFs) com salas de vacinação.

Nesta etapa são imunizadas as pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; integrantes das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, os integrantes de grupos prioritários devem agendar a sua imunização em uma unidade de saúde do município com sala de vacinação. As doses da vacina serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, nas unidades de saúde dos seguintes bairros: Jardim Municipal (99706-9937), Jardim Arapuã (99669-1529), Roque Viola (99625-6513), São Jorge (99625-3265), JACB (99670-8061), Paraíso (99631-1149), Novo Mundo (99673-9211). O Núcleo Central de Saúde atenderá por livre demanda, ou seja, não será preciso agendar a imunização. Basta procurar a unidade das 8h ao meio dia.

No ato da vacinação, serão exigidos documentos que comprovem a inserção das pessoas no grupo prioritário desta 3ª etapa da imunização contra a gripe, a caderneta de vacinação e o cartão SUS.

Nas duas primeiras fases da campanha, foram vacinadas pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas e trabalhadores da saúde. Mas, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários destas fases anteriores, e que por algum motivo não receberam a vacina influenza, ainda podem buscar uma unidade de saúde de vigência da campanha.

Importância da vacina contra a Gripe

De maneira a resguardar a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico, a vacinação é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos e bacterianos.

Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o coronavírus.

Posso tomar a Vacina da gripe com a da Covid-19?

Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, uma vez que não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos. Se a data marcada para sua vacina contra Covid-19 for no mesmo período da gripe, priorize a da Covid-19 e espere um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a da gripe.

 

Vacina gripe – Até o dia 9 de julho a terceira etapa da vacinação contra a gripe segue nas unidades de saúde com sala de vacinação

Saúde
Hospedagem
Lazer
Alimentação
Eventos
Turismo Rural
Fundação
1941
População
47.012
Território
368,574 km²
Clima
Tropical
DDD
17
CEP
15700-000