Campanha Maio Amarelo foi trabalhada nas escolas municipais

A Prefeitura de Jales, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e Educação, realizou um trabalho de conscientização com todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, aderindo ao “Maio Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, que teve início em 2014.

O movimento visa conscientizar as pessoas a respeito dos altos índices de acidentes no trânsito, desenvolvendo ações importantes para motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres, a fim de refletirem as responsabilidades de cada um, criando comportamentos mais responsáveis.

Com o auxílio da Secretaria Municipal de Comunicação, foram criados panfletos informativos sobre transporte escolar. O material foi distribuído nas escolas e compartilhado durante as aulas, com o objetivo de fomentar discussões sobre o tema e questões referentes às regras de trânsito.

Em Jales, os professores responsáveis pela educação infantil ampliaram o trabalho com os alunos, indo além da leitura informativa. “Com os pequenos de 4 e 5 anos foram desenvolvidas ações práticas como: percursos sinalizados na quadra ou pátio da escola, utilizando placas de trânsito, passeios nos arredores da escola, observando a sinalização presente e a identificação das placas no entorno, além de jogos e brincadeiras envolvendo situações cotidianas, explanando regras tanto aos pedestres quanto aos motoristas”, afirmou a coordenadora geral da educação infantil, Tamara Viota.

Durante as aulas também foram criados cartazes informativos sobre cuidados no trânsito, gráficos dos meios de transportes utilizados para chegar à escola, além de atividades que discutiram os vários tipos de imprudências, evidenciando o que se deve e não se deve fazer no trânsito.

“Este tema é pertinente e desencadeador de aprendizagem. Usando diversas abordagens da campanha foi possível transferir conhecimentos que a criança poderá levar por toda a vida, além de ajudar a conscientizar os pais quando notarem algum comportamento imprudente. Foi um trabalho enriquecedor”, afirmou a secretária municipal de Educação e vice-prefeita Marynilda Cavenaghi.

Os alunos do Pré II A da E.M. Profª. Elza Pirro Viana durante desenvolvimento da atividade

Alunos da E.M. Profª. Maria Olympia Barra Sobrinho desenvolveram um painel de atividades sobre a campanha Maio Amarelo

O 1º ano da E.M. Profª. Eljácia Moreira também trabalharam com a leitura informativa dos panfletos