Incêndio vegetativo causa danos à saúde e ao meio ambiente, alerta Defesa Civil

Nos últimos dias, o município de Jales tem experimentado uma onda de calor intensa e uma redução preocupante na umidade relativa do ar. A Defesa Civil de Jales alerta para que, enquanto o sol brilha intensamente, a população tome medidas para garantir que a qualidade do ar e a qualidade de vida de todos sejam preservadas.

As altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem ter consequências graves para a saúde e o meio ambiente. Com o termômetro atingindo valores elevados, chegando próximo dos 40ºC, é importante que os moradores evitem práticas que agravem ainda mais essa situação.

Uma das principais preocupações é o uso do fogo para limpeza de quintais e a queima de vegetação. Essas práticas não apenas contribuem para o aumento da poluição do ar, mas também representam riscos significativos de incêndios descontrolados, que podem devastar áreas naturais e propriedades.

“A queima de resíduos agrícolas, lixo doméstico ou qualquer outro tipo de material deve ser evitada a todo custo durante este período crítico. Além disso, é fundamental que a população esteja atenta para denunciar atividades ilegais que envolvam a queima descontrolada”, alertaram Paulo Correa e Emerson Tondati, coordenador municipal de Defesa Civil e o diretor de departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales, respectivamente.

Segundo eles, é importante lembrar que a qualidade do ar afeta diretamente a saúde, especialmente daqueles com doenças respiratórias preexistentes, como asma e bronquite, por exemplo. “As partículas nocivas liberadas durante incêndios podem piorar essas condições e levar a problemas de saúde sérios”, frisaram.

Neste momento, a colaboração da população é fundamental. Adotar práticas conscientes, como a separação adequada de resíduos e o descarte correto de lixo, é uma maneira de contribuir para a preservação da qualidade do ar e, por consequência, da qualidade de vida de toda a comunidade.

“Em tempos de calor intenso e baixa umidade, a solidariedade e a responsabilidade coletiva são essenciais para manter a saúde e a segurança de todos. Jales conta com a compreensão e colaboração de seus moradores para enfrentar esse desafio climático e preservar um ambiente saudável para as gerações futuras”, ressaltou Tondati.

Para denunciar casos de incêndios ou irregularidades a Defesa Civil conta com o WhatsApp 17- 99672-1274.

Defesa Civil 1

Defesa Civil 2

Uma das principais preocupações é o uso do fogo para limpeza de quintais e a queima de vegetação, por isso a Defesa Civil está alertando a população

Defesa Civil 3