Prefeito e autoridades visitam Central de Monitoramento após a instalação de novas tecnologias de segurança que já estão em funcionamento

Diante da insegurança nas ruas de todo o país, prefeituras e governos estaduais vêm buscando alternativas para fortalecer o monitoramento das cidades. Em Jales, um sistema inovador e inédito na cidade foi instalado com o objetivo de diminuir a criminalidade e apoiar a população em solicitações de ocorrências e alertas.

E na manhã da sexta-feira, dia 10 de maio, o prefeito Luis Henrique Moreira, a vice Marynilda, o chefe de gabinete e secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Angelo Caparroz Vieira, acompanhados pelos representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Científica, Delegacia Seccional de Jales, Corpo de Bombeiros, Conselho Comunitário de Segurança e pelos vereadores Riva Rodrigues, Deley Vieira, João Zanetoni e Andréa Moreto, visitaram a Central de Monitoramento, instalada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, na Rua 6, e fizeram a entrega oficial dos equipamentos.

Presente em dez estados brasileiros, os Totens de Segurança Helper vêm apresentando resultados positivos em todos os locais onde foram instalados. De acordo com a diretora de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales e Autoridade Municipal de Trânsito, Beatriz Renesto Faile, que recepcionou as autoridades ao lado do prefeito, 20 totens com câmeras foram instalados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória nas proximidades do Hospital de Amor na Avenida Francisco Jalles, Jardim São Gabriel próximo ao do Lar dos Velhinhos, Rotatória da Vila União, Avenida Paulo Marcondes próximo à Expo Jales, acesso a Jales pelo Jacb, Praça Dr. Euplhy Jalles, prolongamento da Avenida Francisco Jalles, proximidades da Praça João Mariano de Freitas, cruzamento das Avenidas Francisco Jalles e João Amadeu, Terminal Rodoviário e Portal de Entrada da Cidade próximo à Agromec, além dos totens instalados nas escolas EMEI Prof. Alberto Gandur, EM Profa. Elza Pirro Viana, EM Prof. João A. A. Avelhaneda, EM Prof. Oswaldo Soler, EM Profa. Maria Olympia Braga Sobrinho, EM Profa. Jacira de Carvalho da Silva, EM Profa. Eljácia Moreira, Emei Profa. Vera Lucia O. Vilela, EMEI Aparecido Tadeu R. Estanislau e EMEI Profa. Nívea L M Alves Pavan.

Personalizados com a identidade visual da guarda municipal, que será implantada em breve, no município de Jales, os totens têm uma presença imponente que contribui para a sensação de segurança da população. Os equipamentos, com tecnologia patenteada, reúnem em um único dispositivo várias funcionalidades, estrutura robusta, monitoramento por vídeo, atendimento à emergências e envio de alertas à população.

Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente às centrais de cada cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de resposta dos agentes de polícia militar, guarda municipal e trânsito no atendimento às vítimas”, conta Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos. O sistema também é equipado com alto-falantes de alta potência que possibilitam a atuação remota em uma ocorrência, a transmissão de alertas instantâneos e mensagens de conscientização à população.

Os Totens de Segurança são capazes de detectar aglomerações, invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, além de reconhecer placas de veículos e apontar eventuais restrições. Essa tecnologia ainda favorece análises inteligentes de imagens, identifica situações de risco e otimiza a ação policial.

De acordo com o chefe de gabinete e secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Angelo Caparroz Vieira, “a primeira fase do projeto contempla 200 câmeras distribuídas em 20 totens espalhados pela cidade que já está em pleno funcionamento, porém, quando finalizado, o projeto contará com 1.090 câmeras, proporcionando mais segurança e proteção aos moradores e prédios públicos”.

Para o prefeito Luis Henrique, “com toda certeza, Jales está muito mais segura com a instalação dessa primeira etapa que incluiu a instalação dos 20 totens. Vale ressaltar que novos equipamentos ainda serão instalados em diversos pontos da cidade, proporcionando segurança efetiva a todos os moradores. Somando a isso, em breve, Jales terá nas ruas a Guarda Civil Municipal, que vem para preservar a ordem e a segurança pública, garantindo a segurança dos cidadãos através da prevenção e combate a atos ilícitos. Com essas ações, podemos ter a certeza de que Jales está muito mais segura e protegida”.

O chefe do poder executivo reforçou ainda a informação de que as câmeras dos totens não terão objetivo de aplicar multa ao cidadão, servindo exclusivamente para oferecer segurança à população.

Videomonitoramento 01

Prefeito Luis Henrique, a vice Marynilda e o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Angelo Caparroz Vieira receberam dezenas de autoridades para a apresentação da Central de Monitoramento na sede da secretaria de Segurança Pública

Videomonitoramento 02

Videomonitoramento 03