Prefeito Luis Henrique assina termo de intenção de implantação de câmeras de segurança

Com o objetivo de promover mais segurança à população, o prefeito Luis Henrique Moreira assinou na manhã da quinta-feira, dia 9,  o termo de intenção para implantação do “Detecta”, Sistema de Monitoramento, através do uso de câmeras. Participaram da assinatura, realizada no gabinete, o delegado seccional de Jales, Dr. Charles Wistom de Oliveira, o capitão da Polícia Militar, Alex Tominaga, o secretário municipal de Mobilidade Urbana e  Segurança Pública, Wagner Roberto Coneglian e o chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira.

O sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo é um sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação de informações para auxiliar a tomada de decisões das polícias militar, civil e científica. O objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas, acessando diversos bancos de dados de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos e promovendo ações policiais coordenadas.

“A integração com o convênio permite que o município de Jales esteja no maior banco de dados de informações da América Latina. O objetivo é contribuir com a segurança da cidade, auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas, incluindo o trabalho da Atividade Delegada. Quando assumi a gestão municipal, me comprometi em adotar as medidas necessárias melhorar a segurança pública, para isso criamos a Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Urbana, fundamental para instalarmos o sistema de vídeomonitoramento.  A implantação deste sistema, além de não ter nenhum custo para a municipalidade, é mais uma ferramenta no constante trabalho de promover a ordem e a segurança pública em pontos estratégicos da cidade”, enfatizou o prefeito Luis Henrique.

O delegado seccional de Jales, Dr. Charles Wistom de Oliveira, ressaltou que “o projeto é importante para todos os setores da cidade, diante dos poucos recursos que temos e a falta de contingentes e material humano, acho sensacional até para mais empresas se sentirem seguras e investirem na cidade. Temos pontos importantes a serem observados, como a nossa localização geográfica e a referência na área da saúde, que atrai visitantes de vários lugares do país, já foi se o tempo que poderíamos dormir de janelas e portas abertas por causa do calor. Estamos a total disposição para contribuirmos no que for necessário”.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e  Segurança Pública, Wagner Roberto Coneglian, a importância do vídeomonitoramento é que reduz a quantidade de delitos, como por exemplo, furtos e roubos, trânsito, agilizando também a pronta resposta policial.

Vale destacar que o sistema de monitoramento inteligente através do uso de câmeras, combinado com o o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integra ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

DETECTAO prefeito Luis Henrique assinou o termo de intenção para implantação do “Detecta”, ao lado do delegado seccional de Jales, Dr. Charles Wistom de Oliveira, do capitão da Polícia Militar, Alex Tominaga e do secretário municipal de Mobilidade Urbana e  Segurança Pública, Wagner Roberto Coneglian