Prefeitura inicia construção de 160 rampas de acessibilidade na área central e nas imediações das unidades de saúde

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, está implantando na área central e nas imediações das unidades de saúde, através do Programa Calçadas Acessíveis do Governo do Estado, 160 rampas de acessibilidade em calçadas para pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida.

De acordo com a chefe de Divisão de Engenharia e Sinalização,  Beatriz Renesto Faile, as rampas seguem a Norma de Acessibilidade 9050/2015 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A adoção dos parâmetros de acessibilidade nessas estruturas vai contemplar tanto as pessoas com deficiência quanto as com mobilidade reduzida, além de idosos, crianças e gestantes. O objetivo principal é garantir mais segurança e qualidade de vida para população.

Quase 50 rampas já foram construídas nas imediações dos prédios públicos, como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretarias Municipais lotadas fora do Paço, na área central e nas imediações das unidades de saúde.

Segundo o prefeito Luis Henrique, “o objetivo é deixar a cidade mais inclusiva, ou seja, facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Acessibilizar os espaços públicos, o comércio, entre outras áreas é sinônimo de respeito com os munícipes. No ano passado instalamos uma academia ao ar livre adaptada no Portal de Entrada da Cidade que se tornou um espaço totalmente acessível e inclusivo para melhorar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas com deficiência, além de ser um espaço de sociabilização, estamos construindo as rampas de acesso nas calçadas e vamos continuar investindo em acessibilidade para melhorar cada vez mais a vida da população”.

Rampas de acesso 01

50 rampas de acesso já foram construídas para pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida

Rampas-de-acesso-02

Rampas de acesso 03