Prefeitura vai homenagear com o nome de Carlos José Sacco a Pista de Caminhada que será inaugurada no dia 7

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, vai inaugurar na próxima quarta-feira, dia 7 de dezembro, a Pista de Caminhada construída na Avenida Engenheiro Euphly Jalles, nos bairros Jardim Aclimação e Jardim Estados Unidos. Por indicação do prefeito Luis Henrique Moreira, o espaço receberá o nome de Carlos José Sacco, o “Sakinho”, ex-bancário e ex-proprietário da Academia New Corpus, que faleceu em um acidente no mês de outubro de 2017.

A pista de caminhada teve sua construção iniciada em 2020, na administração anterior e, ainda naquele ano, teve as obras paralisadas. A retomada só aconteceu na atual administração municipal, que efetuou melhorias no projeto inicial e concluiu a obra que possui 1.148 metros de extensão, dividida em 11 canteiros centrais entre as ruas Maestro Erlon Chaves e Goiás.

Entre os canteiros centrais, a Prefeitura realizou a pintura de dez faixas de pedestres para garantir a segurança dos usuários. Também foram instalados 38 postes de iluminação ornamental com duas luminárias de LED em cada um, em toda a extensão. Os canteiros centrais também receberam o plantio de grama e a pista foi pintada e sinalizada.

O nome

O prefeito Luis Henrique decidiu prestar uma homenagem ao jalesense Carlos José Sacco, que ficou mais conhecido como “Sakinho”, e deu o nome dele à pista de caminhada. Sakinho era casado com Célia Maria de Almeida com quem teve as filhas Luana e Juliana. Ele era bancário, mas sempre teve forte ligação com o esporte.

Antes de se casar, foi o camisa 9 do Turmalina Esporte Clube, em Turmalina-SP, onde vivenciou muitas vitórias para aquele time, tantas competições e aplausos. “Quando nos casamos, viemos para Jales, pois o Sakinho havia recebido como presente de casamento a transferência para esta cidade, porque era funcionário do Banespa. Com isso, pudemos cursar a graduação e ele se tornou o Professor Sakinho. Os anos foram se passando e ele teve que abandonar o futebol devido a cinco fraturas na perna direita. Apenas exercendo atividade como bancário, deparou-se com o sedentarismo e começou a ter alguns problemas com a saúde. Porém, foi no esporte que encontrou uma forma de estabilizar no organismo o alto nível de colesterol. Incentivado pelo seu colega de banco, o Léo (Leonildo Molina, falecido em acidente quando retornava do trabalho), começou a praticar atletismo”, contou a esposa Célia.

Carlos José Sacco também se tornou sindicalista e trabalhou com afinco defendendo o direito de todos os bancários de Jales e região. No entanto, quando o Banespa foi privatizado, surgiu a oportunidade da aquisição da Academia New Corpus. Sakinho que já se dedicava às corridas há dez anos, começou a participar de provas como a Corrida de São Silvestre, Volta da Pampulha, Meia Maratona do Rio, 10 Km TV Tribuna, entre outras. Com isso, incentivou os alunos da academia em suas corridas e caminhadas a também participarem dessas grandes provas. Sakinho também conseguiu reunir as mulheres e as famílias nas provas, onde filhos correram ao lado de seus pais, na São Silvestre.

“O Mestre Sakinho, como os seus alunos o chamavam, soube criar na Academia New Corpus, tanto nas aulas de dança como na musculação, um elo de companheirismo, amizade e carinho. Implantou também, a solidariedade através de atos beneficentes às entidades de Jales”, revelou a esposa Célia.

Para o prefeito Luis Henrique, “a pista de caminhada que contempla os bairros Jardim Aclimação e Estados Unidos, que foi paralisada em 2010, ainda na administração anterior, precisou ter seu projeto atualizado, para que pudéssemos dar sequência nas obras e agora será finalmente inaugurada e entregue para a população. Estou muito feliz em poder homenagear com o nome daquele bonito espaço o jalesense Carlos José Sako, o “mestre Sakinho”, querido por todos, que muito fez em prol do esporte e que infelizmente nos deixou em outubro de 2017. Convido toda a população a prestigiar nossa inauguração na quarta-feira, dia 7 de dezembro, às 18 horas, na Avenida Engenheiro Euphly Jalles. É mais um espaço que estará à disposição das pessoas para o lazer e a prática esportiva que vamos entregar”.

Na quarta-feira, dia 7 de dezembro, a Prefeitura vai inaugurar a Pista de Caminhada dos bairros Jardim Aclimação e Jardim Estados Unidos que receberá o nome de Carlos José Sacco “Sakinho”

Os últimos detalhes, como a pintura das faixas de pedestres entre os canteiros centrais, estão sendo finalizados

O prefeito Luis Henrique Moreira vai homenagear o jalesense Carlos José Sacco, que faleceu em 2017, com o nome da pista de caminhada