Usuários da ESF do Jardim Paraíso serão atendidos na ESF Honório Amadeu para reforma da unidade de saúde

A Prefeitura de Jales vai iniciar nos próximos dias uma grande obra de reforma e adequações na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Francisco Xavier Rego, no Jardim Paraíso, e para isso, a partir da segunda-feira, dia 20 de março, pacientes e usuários passarão a ser atendidos no antigo Covidário, ao lado da ESF Honório Amadeu, na Avenida da Integração, nas proximidades do SAMU

Para garantir melhorias nos atendimentos, segurança, conforto e acolhimento aos pacientes, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de setembro do ano passado o projeto de reforma de todas as unidades básicas de saúde do município. A ESF Dr. Luis Ernesto Sandi Mori, localizada no bairro Jacb, foi a primeira a receber melhorias em sua estrutura

Depois da unidade do Jacb foram reformadas as unidades do Roque Viola, Municipal, Arapuã, São Jorge, Rural e está em fase de conclusão a unidade do Jardim Oiti, que deverá retomar o atendimento nos próximos dias.  As ESFs foram contempladas com pintura interna e externa, reparos nos telhados para corrigir problemas de infiltração, melhorias dos sistemas elétricos e hidráulicos, manutenção e reparos no piso interno (nas unidades em que a melhoria é necessária) e pintura de calçadas (quando necessário), entre outras melhorias

De acordo com a equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura “na ESF Francisco Xavier Rego”, mais conhecida como unidade de saúde do Paraíso, a partir da próxima semana, uma parte da obra será fechada por tapume com portão de acesso para fechar o canteiro de obras. A calçada será demolida para dar lugar a uma nova, mais acessível. O alambrado na lateral será retirado e substituído por um muro, enquanto o alambrado da frente será substituído por gradil e um novo portão de acesso será instalado. O calçamento interno da frente e lateral será demolido, juntamente com os bancos instalados. No fundo da edificação, uma rampa de acesso receberá corrimão. Será construída uma nova estrutura para abrigar o novo padrão de energia elétrica e água, incluindo as caixas de inspeção e o apoio do novo poste de concreto. No prédio principal, o telhado será trocado e um novo reservatório de água será instalado. As paredes internas e externas, janelas, portas e teto serão pintados. A cobertura existente que dá acesso à unidade será demolida e substituída por uma nova, que irá até o portão da unidade. A porta de entrada também será substituída”

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, que esteve no local na manhã da sexta-feira, 17, “por conta do período de reformas, alguns transtornos podem acontecer, no entanto, a população não deixará de ser atendida. Para não prejudicarmos os atendimentos, a partir da próxima segunda-feira, 20, os pacientes e usuários dessa unidade do Jardim Paraíso serão atendidos na ESF Honório Amadeu, ao lado do antigo Pronto Socorro, onde já funcionou o Covidário. Pedimos a compreensão da população que vai ter um espaço de atendimento mais acolhedor e seguro”

O prefeito Luis Henrique ressaltou que “esta será a oitava unidade de saúde a passar por reformas no município, desde que iniciamos esse projeto, em setembro do ano passado, uma ação inédita em nossa cidade. Também será iniciada a construção de duas novas unidades de saúde em Jales, amplas e modernas, uma no Jardim Oiti e outra no Jardim São Gabriel para atender a população daquelas regiões, inclusive já iniciamos a construção no São Gabriel, tudo isso para garantir mais conforto, agilidade, acolhimento e humanização nos atendimentos, sempre pensando na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos jalesenses”

WhatsApp Image 2023-03-17 at 13.17.47

A ESF Francisco Xavier Rego passará por reformas a partir da próxima semana e os pacientes serão atendidos na ESF Honório Amadeu, ao lado do antigo Pronto Socorro, onde já funcionou o Covidário