Na sexta-feira, dia 05 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, habitualmente celebrado pela Prefeitura de Jales com um evento participativo entre alunos, professores ou entidades do município. Em função das medidas de isolamento social e para evitar aglomerações e respeitar medidas de prevenção à Covid-19, a data foi lembrada de maneira diferente na quinta-feira, dia 04.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, dando sequência às suas ações de recuperação do Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza, realizou o plantio de mais 200 mudas de espécies nativas no interior do Bosque, além de promover o controle de formigas cortadeiras.

“Nessa semana também finalizamos o cercamento e o reparo do alambrado no entorno de todo o Bosque Municipal. Essas ações foram realizadas obedecendo todos os protocolos de prevenção da Covid-19. Nossos colaboradores estão sendo muito bem orientados diariamente, mas não poderíamos deixar este dia tão importante para o Meio Ambiente, sem comemoração, mesmo que singelamente”, disse a secretária da pasta, Silvia Avelhaneda Pigari.

É importante ressaltar que as questões ambientais não se resumem ao Bosque Municipal, mas se referem a diversos aspectos dentro do município. Nesse contexto, é fundamental que cada um faça sua parte para a busca da sustentabilidade. Para isso, são essenciais ações como a preservação da biodiversidade, o respeito aos animais, o uso racional da água, o consumo consciente, entre outras.

Silvia explicou: “por exemplo, um problema significativo no município de Jales é o descarte irregular de resíduos sólidos de forma geral. A deposição de materiais como móveis, colchões, galhos, entulhos, lixo doméstico e resíduos em estradas, terrenos e outros locais inapropriados prejudica o meio ambiente. A dificuldade na identificação dos que praticam tais irregularidades, além das limitações operacionais que o município tem, complica o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente. Por isso, é importante a conscientização de todos para que alcancemos condições ambientais melhores em nossa cidade”.