O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), fundado há 54 anos e grande parceiro da Prefeitura Municipal de Jales, vem desde então, se dedicando à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassitencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de 200 mil estudantes e a aprendizagem de 100 mil adolescentes e jovens. Para acrescentar ainda mais na vida dos aprendizes, foi lançada em versão mais moderna e interativa, o CIEE Saber Virtual, uma plataforma com cursos online que pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel, que inclusive fornece certificado de conclusão.

O Programa Educação à Distância, lançado em 2005 atendeu mais de três milhões de pessoas. Com números tão expressivos, a expectativa que se tem com o CIEE Saber Virtual é atender mensalmente 20 mil alunos.

“Percebemos que muitos jovens e estagiários não encontram nas escolas e universidades conteúdo necessário para se preparar para uma oportunidade no mundo do trabalho. Enxergamos nos cursos EAD mais uma forma de conseguir ajudar esse jovem e também as empresas que estão sempre em busca de jovens e estagiários capacitados”, explica Renata Mello, gerente de conteúdo e capacitação do CIEE.

De acordo com o CIEE, o objetivo dos cursos online é atender boa parte das dúvidas de jovens e aprendizes que desejam uma oportunidade no mundo do trabalho ou sonham em ter um negócio próprio. Ao todo, o CIEE Saber Virtual tem 15 cursos divididos em quatro blocos: Preparação para o Mundo do Trabalho; Lidando com a Informática; Orientação e Informação, e Comunicação e Matemática.

Nos blocos Preparação para o Mundo do Trabalho e Orientação e Informação Profissional, o CIEE Saber Virtual ensina como preparar um currículo, comportar-se em uma entrevista de trabalho (como a utilização mais adequada de uma roupa para se vestir em uma entrevista) e elaborar boas respostas. Temas como bom atendimento ao cliente e como funciona o compliance (estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos) em uma empresa também são abordados.

“É visível à importância da atuação do CIEE para os jovens aprendizes de Jales, o intuito de capacitação profissional agregou em muito aos estudantes que atuam conosco diariamente em nossos setores. A sincronia entre os jovens e os mais experientes é muito relevante e acrescenta no desenvolvimento de projetos, pesquisas e comunicação com a população, entre outras realizações. A presença dos integrados ao CIEE atuando no município atende uma necessidade de renovação de linguagens e troca de experiências. E essa nova oferta de cursos EAD só vem a somar ao trabalho que é realizado pelo CIEE”, reforçou o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá.
O CIEE Saber Virtual ainda tem fóruns, chats e tutoria ativa para um contato mais próximo ao aluno, além de apostilas em PDF para que ele possa guardar e estudar sempre que necessário.

Para se inscrever e acessar os cursos é necessário ser estudante e ter cadastro no site do CIEE. A inscrição é pelo site: http://www.ciee.org.br.Todos os cursos são gratuitos.