O prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, assinou na manhã da quinta-feira, dia 19 de julho, o Acordo de Cooperação com o Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão em todo o país. Um café da manhã marcou o evento realizado no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, em Votuporanga, onde se reuniram 64 prefeitos e secretários municipais de cidades da região com o diretor da Seja Digital, Carlos Saldanha e a consultora de Mobilização, Ângela Ribeiro.

O desligamento do sinal analógico da TV nas cidades da região de Votuporanga, inclusive em Jales, esta previsto para o dia 28 de novembro deste ano. A partir dessa data, os televisores já devem estar preparados para o sinal digital. As pessoas inscritas em programas do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) poderão solicitar gratuitamente o kit. Os equipamentos deverão ser instalados para que os aparelhos antigos de televisão possam exibir a programação transmitida pelo sinal digital. A região vai receber mais de 70 mil kits.

Com a assinatura do termo, Jales se compromete a permitir e apoiar o treinamento e a capacitação dos profissionais e colaboradores que atuarão nos projetos de divulgação do Seja Digital.

“Agora que o Termo de Cooperação foi assinado pelo prefeito Flá, a Seja Digital e a Secretaria de Comunicação da Prefeitura desenvolverão diversas ações até o mês de novembro, quando o sinal analógico será desligado, para levar importantes informações à população. O objetivo é que ninguém fique sem TV a partir da data prevista para o desligamento”, frisou o secretário de Comunicação, Douglas Zílio.

Entre as ações propostas durante uma reunião realizada na Prefeitura no dia 16 de maio, está a criação de pontos de apoio no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as pessoas poderão tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico e o processo de agendamento e retirada dos kits, com antena, conversor e controle remoto.

Para solicitar o kit digital gratuito, os interessados poderão realizar o cadastro pelo site www.sejadigital.com.br ou entrarem em contato com a entidade pelo telefone 147.“Vamos acelerar a digitalização de domicílios brasileiros, em grandes e médias cidades, que precisam estar aptos a receber o sinal digital de TV, antes do desligamento do sinal analógico. Nessa região o desligamento está previsto para acontecer no dia 28 de novembro, mas antes disso os servidores das prefeituras serão treinados para orientar todo o público alvo, embora a instalação do kit seja muito simples. E é muito importante ressaltar, o sinal será mesmo desligado e é importante que as pessoas tomem as providências para não ficarem sem assistir TV”, disse a consultora de Mobilização Seja Digital, Ângela Ribeiro.

O prefeito Flá enfatizou que “a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação e de outras pastas como Assistência Social, Saúde e Educação, juntamente com a Seja Digital, prestará assistência à população sobre o processo de desligamento do sinal às famílias de menor renda. A TV é parte integrante da vida das pessoas, é por meio dela que muitos se informam e se divertem, por isso, estamos compromissados em dar todo o apoio para que tenhamos melhoria do sinal de televisão em nossa cidade”.