O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, prometeu e cumpriu. No final da tarde da sexta-feira, dia 15 de junho, inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil, a EMEI Professor Antônio Di Bernardo Perez, no Jardim Maria Silveira. A construção da creche, que começou em abril de 2012, estava paralisada desde dezembro daquele ano, depois que a empresa ganhadora da licitação desistiu de continuar com a obra, após levantar as paredes e cobri-las. Inúmeras tentativas foram feitas para que a construção fosse retomada, mas somente na atual administração a escola foi finalmente concluída e inaugurada.

Além do prefeito Flá, da primeira-dama Glauciane Pontes Helena Franco e do vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o Garça, a cerimônia contou com a presença do diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Leandro José Franco Damy, dos assessores do FNDE, Paulo delgado e Rodrigo Pimenta, da secretária municipal de educação, Lourdes Marcondes Rezende, da diretora da EM Professor Oswaldo Soler e da EMEI Antônio Di Bernardo Perez, Sandra Vomeiro, da vice-diretora da EMEI Antônio Di Bernardo Perez, Jane Maiolo, da dirigente regional de ensino, Marlene Medaglia Jacomassi, de familiares do homenageado, representados pela filha de Antônio Di Bernardo Perez, Eloísa Di Bernardo Merighe, do procurador da República, José Rubens Plates, vereadores Vagner Selis, Bismark Kuwakino, Adalberto Francisco de Oliveira Filho, João Zanetoni, Luiz Henrique Viotto e Deley Vieira dos Santos, prefeitos Ana Lúcia Olhier (Vitória Brasil), Euclides Scriboni Benini (Dirce Reis), Américo Nascimento (Dolcinópolis), Elvis Carlos de Souza (Pontalinda), Alexandro Pereira (Turmalina) e autoridades locais e regionais. O ex-vereador Rivelino Rodrigues, autor do projeto que deu nome à escola, também participou da solenidade.

A nova EMEI conta com 04 salas de aula, 01 sala multiuso de informática, 01 cozinha, 01 refeitório, almoxarifado, lavanderia, despensa, copa para funcionários, sala de professores, sala de administração, 07 banheiros, sendo 05 com acessibilidade, lactário, fraldário e sala de repouso, além de 04 solariuns. A Prefeitura investiu mais de R$ 300 mil na finalização da nova EMEI que tem capacidade para receber 80 crianças. Vale ressaltar que esse sonho só foi possível porque o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acreditou e investiu recursos na ordem de mais de R$ 619 mil no projeto.

O diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Leandro Damy ressaltou que “este é um momento de muita alegria, sei das dificuldades enfrentadas para conseguir inaugurar essa escola de educação infantil, como ressaltou agora o Procurador da República, Dr. José Rubens Plates. Quando assumi o FNDE nós tínhamos mais de mil obras no mesmo estágio que essa obra estava, paralisada e abandonada. Elas são feitas com recursos públicos, então temos incentivado gestores a concluírem essas obras. E saibam, é muito mais difícil concluir um equipamento já iniciado do que fazer um novo, então prefeito Flá, isso é realmente fruto da sua dedicação e graças  ao empenho da sua equipe de trabalho. Hoje estamos aqui, inaugurando uma escola que vai atender mais de 80 crianças e isso me deixa realmente muito feliz. Só peço a Deus que mentes brilhantes possam sair aqui desse ambiente”.

José Rubens Plates, Procurador da República, fez uso da palavra e ressaltou que “o Ministério Público Federal cobra o poder público pensando nos benefícios para a população. Quando se trata de educação, a qualidade é um dos principais direitos que nós temos. Então, quero parabenizar a administração, não só por essa, mas por outras obras que tenho visto na cidade, principalmente nas áreas da educação e saúde, e enfatizar que uma sociedade que não constrói e não investe em escolas e crianças, lá na frente tem que construir presídios. Aqui em Jales a gente espera e torce para que seja diferente.

A secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende, falou sobre a importância das creches inauguradas pela administração municipal, ressaltou o trabalho desenvolvido nas escolas, o fim das filas de espera por vagas e fez alguns pedidos aos representantes do FNDE. A filha do homenageado com o nome da escola, Eloísa Di Bernardo Merighe, também fez um discurso emocionado e lembrou a trajetória de vida e o trabalho de seu pai, Antônio Di Bernardo Merighe.

O prefeito Flá frisou que “este momento é de orgulho para nós. Esta é a segunda escola de educação infantil inaugurada este ano por nossa administração e ainda concluímos as reformas da Creche do São Jorge. Precisamos continuar unidos para que consigamos transformar, de fato, a nossa cidade. Governar é eleger prioridades, e por isso conseguimos concluir esta EMEI, cujas obras forma iniciadas em 2012, e no mesmo ano foram paralisadas. Entregamos um equipamento totalmente funcional, sustentável e que vai proporcionar qualidade de ensino, conforto e segurança aos nossos alunos, através de profissionais altamente capacitados e de estrutura física de primeira grandeza. Saúde e educação sempre serão prioridades nesse governo. Vamos continuar trabalhando e investindo para que Jales se torne um lugar melhor para viver”, finalizou.