Conquistando medalhas e superando desafios, alunos das escolas estaduais de Jales participaram da 1ª etapa regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa, o mais importante evento paraolímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Os representantes da Diretoria de Ensino de Jales competiram por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência a Inclusão (IDEIAIS), instalado no município, recebendo total apoio da Prefeitura Municipal de Jales através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo.

As modalidades que foram disputadas abriram a temporada 2018 do Circuito Loterias Caixa, iniciada no sábado (24), com as competições da 1ª etapa regional São Paulo. As provas de natação e de atletismo seguiram até o domingo (25) no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.

Atendendo em Jales desde 2016, o IDEIAIS, vem desenvolvendo atividades em prol do desporto paraolímpico na cidade, com um trabalho dos professores Heder Donda e Edvan da Silva, que atuaram como auxiliar técnico e treinador, respectivamente, com a supervisão do professor coordenador pedagógico, Neto Furlaneto. “Tendo em vista o que vimos em São Paulo, e como o Circuito Loterias Caixa dá índice para as paraolimpíadas, o que ocorreu é que nós não tínhamos crianças nesse evento, nossos atletas competiram com adultos, então foi muito válida a experiência para outras etapas e campeonatos. Essa vivência eles vão levar para vida, conquistando amadurecimento e mais autonomia para se desenvolverem no esporte”, ressaltou Heder Donda.

Entre os 400 atletas que participaram nas categorias 14 e 15 anos estavam os jalesenses Lailson Expedito da Silva, da Escola Estadual Professor Carlos Arnaldo Silva, que conquistou 4º lugar competindo nos 200m pela categoria (T36), Ryan Monteiro Gouveia, da E. E. Professor Juvenal Geraldelli, que ficou em 8º lugar competindo nos 200m na categoria (T37) e Michael Francis Rodrigues Pereira, aluno da E. E. Dr. Euphly Jalles, que competiu no lançamento de dardo categoria (F40) e conquistou uma medalha de bronze.

Para o professor Heder, a atuação dos alunos é fruto de uma oportunidade. “Tínhamos um projeto na Escola Carlos de Arnaldo, com uma atleta acompanhada pelo professor Edvan, ela participava das provas e se destacava. Com isso, nós fomos envolvendo outros alunos para aumentar a abrangência e atender aqueles que não tinham oportunidade. Com o projeto, em 2016, participamos dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, com isso aumentou bastante a procura. A prática de esporte melhora a autoestima de nossos alunos”, disse Heder.

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade. Haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

“É uma honra receber aqui no gabinete esses meninos, verdadeiros atletas, que nos orgulham e nos motivam a continuar apoiando o esporte paraolímpico. Sei das batalhas enfrentadas, dos desafios, mas a motivação e a força de vontade são maiores. Parabéns pelos excelentes resultados e por levarem o nome da nossa cidade com vocês, por onde passam. Que o esporte possa continuar promovendo entrosamento com outras crianças e jovens, que contribui para a formação física, psíquica, promove inclusão social e transmite valores a quem pratica. Vocês certamente poderão continuar contando com o nosso apoio”, disse o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, quando recebeu os atletas em seu gabinete na tarde da segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

Por Secretaria de Comunicação

Lailson, Michael (medalhista de bronze, ao centro) e Ryan representaram Jales na 1ª etapa regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa, em São Paulo