Na última terça-feira, dia 10 de março, o prefeito de Jales Flávio Prandi Franco, o Flá, presenciou a segunda aula da turma do curso Programa Turismo Rural, iniciado um dia antes nas dependências da Fatec (Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo). O Programa Turismo Rural é uma realização do SENAR/FETAESP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo) com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e tem a Prefeitura Municipal de Jales, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Jales e a Fatec e a CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, como parceiros.
O curso é destinado a produtores rurais de Jales e região e tem o objetivo de oferecer, gratuitamente, diversos módulos de capacitação a todas as pessoas que já trabalham na área, estudantes, empresários do ramo de turismo, produtores de leite, vinho, sucos, cachaças artesanais, biscoitos, bolachas, artesanato, agroindústria e a quem mais se interessar pelo assunto.
De acordo com a Professora Nelsi Coelho Araújo Calazans, Instrutora do SENAR – SP, as aulas terão caráter teórico e prático e serão todas realizadas na Fatec. O programa oferecerá três vezes por mês, durante aproximadamente um ano, assistência aos produtores que fizerem sua adesão. “Nesse primeiro mês tivemos aula ontem e hoje e ainda nos dias 23 e 24 de março, depois disso, nos próximos meses, serão três vezes ao mês”, explicou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Missoni, a representante da FETAESP e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sandra Gigante, o presidente do COMTUR, Weber Kitayama, o diretor de Turismo da Prefeitura de Jales, Luiz Carlos Gonzaga e a agente de apoio agropecuário da CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Stella Maris Rodrigues da Silva, também visitaram os alunos do curso e deram boas- vindas.
Dividida em dez módulos, a capacitação vai trazer vários temas como “Identidade e Cultura”, “Gestão de empreendimentos, Atividades turísticas em áreas naturais”, “Meios de hospedagem”, “Meios de Alimentação, Pontos de venda de produtos artesanais”, “Atendimento ao cliente, Resgate gastronômico” e, ao final, a “Consolidação do programa”.
Para o prefeito Flá “o intuito é que o turismo rural de Jales se desenvolva e trabalhe em união, não em concorrência. Queremos que o turista passe por nosso município e tenha mais opções de turismo rural, seja para descanso, lazer, negócios, enfim, que ele tenha opções e possa ficar bem acomodado, seja bem recebido e acolhido enquanto esteja em nossa cidade. Queremos dar esse suporte a vocês para que possam agregar ainda mais qualidade ao que têm a oferecer”, disse Flá.
- O prefeito Flá com a professora do curso Nelsi Calazans, o diretor de Turismo Luiz Gonzaga, a representante da FETAESP, Sandra Gigante, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Missoni e a agente de apoio agropecuário da CDRS, Stella Maris Rodrigues da Silva
- O prefeito Flá com os alunos do curso Programa Turismo Rural