Prefeitos da região enviaram para a Prefeitura de Jales, na quarta-feira, dia 1º de julho, documentos com sugestões para o enfrentamento conjunto à pandemia da Covid-19, o novo Coronavírus. Na tarde da segunda-feira, dia 29 de junho, os prefeitos de Jales e de Santa Fé do Sul, Flávio Prandi Franco e Ademir Maschio, o secretário municipal de Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, e o médico Infectologista, Dr. Maurício Favaleça, se reuniram na Câmara Municipal de Jales com representantes de 21 cidades e autoridades para debaterem sobre medidas restritivas de prevenção e controle da doença.

O principal objetivo é evitar o colapso dos números de leitos dos hospitais, que tem preocupado gestores municipais e infectologistas de municípios das três microrregiões. Durante a reunião, o médico comentou sobre a ocupação dos leitos de UTI e fez um apelo para que a população deixasse de participar de confraternizações e festas que tem aglomerado muitas pessoas. “Nessas festas sempre ocorre aglomerações, as pessoas tiram as máscaras para conversar, comer, beber e a transmissão do vírus se dá de forma muito fácil nesses ambientes. A partir do momento que transmitem para uma, duas, três pessoas nessas confraternizações, essas pessoas vão para suas casas e transmitem para suas famílias também”.

Depois de muito debate, foi definido que, no prazo de dois dias, os chefes do Poder Executivo poderiam encaminhar para o prefeito de Jales sugestões para padronizar ações na região com o objetivo de prevenir e combater a COVID-19. Entre as medidas, destacaram-se:  uso obrigatório de máscara de proteção facial, com cobertura da boca e do nariz, como condição obrigatória de ingresso e frequência eventual nos estabelecimentos em geral, sob pena de multa; rigorosa fiscalização pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar, no cumprimento de todas as medidas restritivas, em especial mediante ação em festas realizadas nas cidades, chácaras, bares, ranchos, pousadas, inclusive em imóveis particulares; fixação de multa aos infratores, inclusive, no caso de reincidência, com suspensão ou cassação de alvará de funcionamento; controle e fiscalização dos veículos de transportes coletivos, tanto para trabalho como para outros fins, seguindo as recomendações das Autoridades de Saúde.

Ainda foram citadas a gestão no Governo do Estado para aumentar o efetivo da Polícia Militar na região; realização de aferição de temperatura e testes rápidos (para sintomáticos) com o objetivo de identificar o grau de contaminação nas populações dos municípios; realização de barreiras sanitárias para colher informações e orientar a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar contaminação; na atenção primária à saúde (atenção básica), intensificar o monitoramento de todos os casos positivos, suspeitos e contatos para evitar o agravamento e necessidade de internação; disponibilização, de acordo com a prescrição médica, dos medicamentos do protocolo para profilaxia e tratamento da COVID-19 e a criação do Disque-Denúncia para registro de ocorrências e posterior encaminhamento às autoridades de saúde, com o objetivo de a população ajudar na fiscalização de aglomerações e descumprimento dos Decretos Estaduais.

O documento redigido pela Prefeitura de Jales com as sugestões conjuntas, agora, será enviado a todos os prefeitos da microrregião de Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul.