A Prefeitura de Jales por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo e o Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes”, deram início às inscrições para os alunos e músicos interessados a concorrerem a bolsas de estudos oferecidas para integrar a Orquestra Sinfônica de Jales. Dentro de uma nova modalidade estabelecida conforme a Lei Municipal nº 4.786 de 17 de maio de 2018.

Os interessados em concorrer a uma vaga deverão, entre os dias 05 a 18 de junho, comparecer no Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolfo” ou no Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes”, que atende de segunda á sexta-feira das 07h30 às 11h30 ou das 13h às 17h. As Bolsas serão distribuídas entre músicos colaboradores e músicos bolsistas.

As vagas corresponderão aos níveis e aos instrumentos envolvidos, como explicou o diretor musical Edivaldo Francisco de Paula. A bolsa de estudo nível 1, terá 05 vagas denominadas “músico colaborador”, distribuídas entre os naipes de: madeiras, metais, percussão, cordas friccionadas e cordas dedilhadas.  A bolsa escola nível 2 terá 57 vagas denominadas “músico bolsista” sendo distribuída nas seguintes funções: 1 Flauta Piccolo, 2 Flauta Transversal, 2 Oboé, 2 Fagote, 3 Clarinete Bb, 1Clarone Bb, 2 Sax Alto Eb, 2 Sax Tenor Bb, 1 Sax Barítono Eb, 3 Trompete Bb, 3 Trombone, 3 Trompa F/Bb, 1 Eufônio, 1 Tuba, 14 Violino, 3 Viola, 5 Violoncelo, 2 Contrabaixo, 1 Mallets, 1 Tímpano, 4 Percussão Sinfônica.

Para cada nível alteram os requisitos de inscrição, sendo que para o nível 1 é necessário ser maior de 18, ter comprovados no mínimo quatro anos de estudo no instrumento e prática em grupo, ser estudante universitário ou estar cursando seu respectivo instrumento em conservatório musical ou escola de música e ter liderança frente a grupos.

Já o nível dois, de bolsa de estudo e músico bolsista é necessário ter no mínimo 11 anos de idade, menores de 18 anos deverão estar cursando o ensino fundamental, médio ou universitário da rede de ensino municipal, estadual ou particular e estar matriculado na Escola de Música Municipal no Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” ou Conservatório Musical local, apresentando autorização dos responsáveis legais no ato da inscrição.  Para os maiores de 18 anos deverão ter no mínimo o ensino fundamental completo ou estarem cursando ensino médio ou universitário e também matriculado.

Todos os alunos bolsistas passarão por um processo seletivo que analisará o potencial musical, integrando à Orquestra Sinfônica de Jales aqueles que tiverem aproveitamento satisfatório. As Provas de aptidão e analises dos currículos de inscrição terão início no dia 20 de junho.

A título de incentivo e auxílio, os bolsistas “músicos colaboradores” participantes da Orquestra Sinfônica Municipal nível 1 receberão bolsas mensais no valor de R$ 778,90 e nível 2 receberão bolsas mensais no valor de R$ 258,18.

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial que contem a lei completa e o regimento interno de funcionamento do Centro de Educação Musical e da Orquestra Sinfônica de Jales, no link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MzA1MTE.