De olho nos futuros empreendedores e com o intuito de incentivar os alunos das escolas municipais à prática de empreender, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Educação, recebeu a equipe do Sebrae para análise do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), na Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ).

O projeto, idealizado pelo Sebrae Nacional, foi criado para fomentar a educação e a cultura empreendedora dos jovens do ensino fundamental. Por meio de uma palestra ministrada pela analista da cultura empreendedora do Sebrae, Carla Carina Bussoloti que também participa de outras atividades, como cursos, palestras e oficinas voltadas a empreendedores da cidade, integrantes da rede municipal de ensino conheceram a iniciativa que prevê a implantação prevista para o início do próximo ano.

A proposta do JEPP é ensinar para os alunos da Rede Municipal de Ensino que empreender é algo natural desde o início da vida escolar explorando o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é que, por meio da educação empreendedora e das atividades divertidas e lúdicas, as crianças aprendam a trabalhar em equipe ou mesmo montar um negócio, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

A metodologia possui material próprio fornecido pelo Sebrae. Os professores são capacitados antes do início da aplicação da metodologia em sala de aula. Desde que foi implementado na região, o programa já atendeu 12.397 alunos, de 18 cidades.

Presente na palestra de apresentação, a secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Resende, mencionou que novas tratativas serão realizadas com o Sebrae para formalizar a parceria, por se tratar de um projeto interessante e multidisciplinar, e destacou a importância do JEPP : “Desenvolver as noções de empreendedorismo desde cedo torna as crianças mais conscientes de suas responsabilidades, além de trazer à escola mais uma forma de aprendizado. A missão da escola nesse processo é formar cidadãos críticos e conscientes, ensinando nossos alunos a dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura, tudo adequado para cada série e faixa etária”.

O encontro contou com a participação da gerente de Regional do Sebrae Votuporanga, Gilvanda Figuerôa, o Agente de Desenvolvimento do Sebrae de Jales, Gustavo Pontel, professoras, coordenadoras, diretoras e supervisoras de ensino.

Por Secretaria de Comunicação