Foi publicado no Diário Oficial do Município, na tarde do dia 18, o Decreto de nº 8.055, assinado pelo prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, e pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, que institui, em caráter deliberativo e com competência extraordinária, a composição de um Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

O Decreto dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da epidemia da doença infecciosa viral respiratória, conforme situação de emergência em saúde pública declarada por meio do Decreto de nº 8053, publicado na última terça-feira, dia 17.

O prefeito Flá explicou que “a instituição do Comitê é para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico e, principalmente, adotar e fixar medidas para a prevenção, controle do contágio e o tratamento de pessoas que apresentam sintomas ou que venham apresentar casos positivos para a doença. Felizmente Jales não tem nenhum caso confirmado de Coronavírus, mas não podemos dar trégua na prevenção. Inúmeras ações já foram traçadas e colocadas em prática; sugerimos a realização de eventos que aglomerem pessoas; orientamos lideranças religiosas; promovemos uma série de reuniões com representantes de diversos órgãos e de profissionais da saúde durante a semana; visitamos diversos veículos de comunicação ao longo dos últimos dias orientando a população para este sério problema; iniciamos campanhas nas rádios da cidade; voltamos o foco e o trabalho de nossa equipe da Secretaria de Comunicação para alertar nossos munícipes através de site oficial e redes sociais; enfim, são várias medidas tomadas para prevenirmos uma situação de calamidade em Jales. Pedimos a colaboração de todos e a atenção redobrada nesse período”.

O Comitê terá como presidente o prefeito Flávio Prandi Franco e será coordenado pela secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins. Terá como membros colaboradores todos os secretários da administração pública e representantes da sociedade civil organizada e outros órgãos.

“Além disso, a comissão também será composta por convidados especialistas e representantes de órgãos e entidades públicas e privadas”, disse a secretária. O Comitê é composto pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), Leandro Rocca Lima; médico diretor do AME, Luiz Henrique Leite Nogueira; presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini; subtenente do Corpo de Bombeiros, Emerson Tondati; coordenador da Defesa Civil, Paulo Fernando Correa; médico do Hospital de Amor, André Luiz Silveira; presidente da OAB – 63ª Subseção de Jales, Marlon Luiz Garcia Livramento; comandante da 2º CIA do 16º Batalhão da Polícia Militar, capitão Alex Tominaga; enfermeira coordenadora do SAMU, Lidiane Carla Herrera da Costa Saraiva; enfermeira RT da Santa Casa de Misericórdia de Jales, Ana Lúcia da Silva; enfermeira RT da UPA, Karina Aparecida Santana de Freitas e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Lima Amador e secretários municipais da Prefeitura de Jales.

O Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus terá como presidente o prefeito Flá e será coordenado pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins