A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, está dando sequência às obras de recuperação e manutenção das estradas rurais, locais que necessitam sempre de melhorias. O trabalho já foi feito em diversos trechos que precisavam de cuidados especiais, focando no melhor tráfego para os produtores rurais, usuários e moradores.

A manutenção tem por base o nivelamento do solo, limpeza e levantamento de barrancos, também a criação de caixas de contenção, que retêm as águas das chuvas, fazendo com que permaneçam no solo, evitando assim erosões, enxurradas e até mesmo enchentes. As melhorias já foram feitas em trechos do Açoita Cavalo, na estrada rural do Córrego da Jacutinga e “Subida Preta”. Desde o dia 21 de maio, os trabalhos passaram a ser executados no Córrego Sete de Setembro.

De acordo com José Teodoro, responsável pelas obras rurais, caso o clima auxilie, os trabalhos também serão realizados em trechos de estradas no Córrego da Peroba, na próxima semana e na estrada do Matãozinho, previstas no cronograma. “A situação das estradas estavam bem críticas, os usuários vinham reclamando muito e hoje vemos que a situação é diferente. Após as manutenções há muitos elogios por parte dos moradores, que aprovaram as modificações feitas”, ressaltou ele.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá enfatizou que “as estradas rurais são muito importantes para todos que as utilizam diariamente, seja para transportar suas produções agrícolas ou para a locomoção de nossos alunos residentes nesses perímetros. As manutenções são essenciais e quero parabenizar os responsáveis pelo empenho em transformar o ir e vir desses moradores em locais mais seguros e melhores”.

Além do cronograma traçado pela Secretaria de Agricultura, pedidos feitos pelos munícipes das áreas rurais nas redes sociais e na Ouvidoria da Prefeitura estão sendo passados para os dirigentes, entrando, muitas vezes nos planos de manutenção.