A Prefeitura de Jales, representada pelo chefe do Poder Executivo, Flávio Prandi Franco, o Flá, e pelo subprocurador-geral do Município, Dr. Benedito Dias da Silva Filho, reforçou a comitiva integrada pela Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Jales e Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), que esteve em São Paulo na segunda-feira, dia 10 de junho, em Audiência no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), pleiteando melhorias e benefícios para Jales.

O presidente da OAB Jales, Dr. Marlon Luiz Garcia Livramento e o secretário geral da Seção Estadual da Ordem, Dr. Aislan de Queiroga Trigo, acompanhados pelo procurador federal de Jales, Dr. José Rubens Plates, pelo prefeito Flá e o subprocurador-geral Benedito, solicitaram, na oportunidade, mais um Juiz para auxiliar nos trabalhos da Justiça Federal de Jales.

A comitiva jalesense foi recebida pela presidente do TRF3, Drª Therezinha Kazerta e sua assessora, Drª Raquel Perrini.

Para o presidente da OAB Jales, Marlon Livramento, “a Audiência em São Paulo junto à presidência do TRF 3 foi bastante produtiva. A presidente, Drª Therezinha foi receptiva e prometeu tomar medidas para amenizar o problema em Jales. Ela ressaltou que o orçamento tem diminuído muito e que a Justiça Federal está com 115 cargos vagos. Também nos informou que em aproximadamente duas semanas vai tentar organizar uma força tarefa para desafogar os processos aqui no município”.

O subprocurador-geral do Município, Benedito Dias da Silva Filho, salientou que “a Vara Federal de Jales atende 40 municípios e conta com apenas um Juiz Federal. O objetivo da reunião foi sensibilizar a presidência do Tribunal para que disponibilize outro Juiz para atender o princípio constitucional de que são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, atender a demanda e proporcione celeridade no andamento processual”.

O prefeito Flá frisou que é importante somar forças. “Sempre costumo enfatizar aquilo que acredito, que juntos somos mais fortes, por isso fiz questão de integrar o grupo de pessoas que foram requerer um Juiz que auxilie nos trabalhos prestados pela Justiça Federal de Jales, que há 18 anos foi instalada na cidade e que mantém 40 municípios sob sua jurisdição. É inegável a importância histórica da Justiça Federal de Jales, sobretudo com seus impactos sociais, econômicos e jurídicos para a população, servindo inclusive para consolidar a cidade como centro de região”.