A Prefeitura Municipal de Jales, a Santa Casa de Misericórdia e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA firmaram na sexta-feira, 29 de maio, um “Termo de Fomento” para efetivar a compra de dez monitores multiparâmetros e dez respiradores mecânicos para qualificar o atendimento da ala de síndromes gripais do hospital, principalmente durante o período de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

Os recursos para aquisição dos equipamentos são oriundos do CMDCA e os monitores já foram entregues na Santa Casa. O hospital informou que aguarda o recebimento de dez respiradores mecânicos e a aquisição de mais equipamentos de proteção individual e insumos para o enfrentamento à Covid-19.

“Nós estamos nos desdobrando para atender as necessidades dessa instituição que é tão importante. A Santa Casa presta um trabalho de excelência à população de Jales e também de toda a nossa região. Sabemos que são tempos difíceis, mas vamos continuar fazendo tudo que for possível para atender nossos munícipes. Não nos esquecendo também das demais cidades referenciadas pela Santa Casa. Para nós, a saúde vem sempre em primeiro lugar”, afirmou o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá.

O prefeito lembrou que Jales desenvolveu uma excelente estratégia de prevenção ao Coronavírus e possui uma estrutura de Saúde preparada e eficaz. “Jales é referência em Saúde e para enfrentar a pandemia podemos contar com a Santa Casa, que montou uma ala especial de Síndrome Gripal, com UTI adulto e UTI infantil que possuem respiradores e são voltados aos pacientes suspeitos e os confirmados com Covid-19, além de leitos clínicos nesse mesmo setor, que fica separado do restante dos leitos do hospital direcionados para o tratamento de outras doenças. Também temos a UPA – Unidade de Pronto Atendimento e as nossas unidades básicas de saúde que estão preparadas para prestar atendimento a quem apresentar sintomas do Coronavírus. Fomos uma das primeiras cidades do Estado a nos antecipar nas medidas de prevenção, portanto, podemos dizer que nossa cidade está preparada e equipada”.

Para a assinatura do Termo de Fomento, o prefeito Flá recebeu o provedor da Santa Casa, Carlos Toshiro Sakashita, o administrador hospitalar Rafael Carnaz Prado, o advogado Carlos Alberto Expedito de Britto Neto e Josiane Custódio, do setor de captação de recursos da instituição. O recurso é creditado na conta da Santa Casa em até cinco dias úteis após a assinatura do termo.

“Ficamos muitos felizes com a parceria firmada para a compra dos respiradores e monitores que vão poder viabilizar o incremento a novos leitos de UTI na Santa Casa, voltados nesse momento ao tratamento de Síndrome Respiratória Aguda e Covid-19, mas que será um legado para o futuro. Agradeço ao prefeito Flá por se sensibilizar a necessidade, não só da Santa Casa, mas de toda a nossa cidade, nesse período de pandemia, e com coragem e vontade de vencê-la, lutou para que o projeto saísse do papel. Foram quase dois meses de batalha, mas o prefeito se engajou e nos possibilitou a compra desses equipamentos primordiais para que é acometido por essa doença que hoje afeta quase todos os países do mundo”, finalizou o provedor da Santa Casa, Toshiro Sakashita.

A assinatura do Termo de Fomento que possibilitou a compra de respiradores e monitores para a Santa Casa contou com a presença do prefeito Flá, do advogado Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, do provedor do hospital, Toshiro Sakashita e do administrador hospitalar Rafael Carnaz

O prefeito Flá com o administrador hospitalar Rafael Carnaz Prado e a responsável pelo setor de captação de recursos da Santa Casa, Josiane Custódio