Na última sexta-feira, dia 31 de maio, os professores e alunos do curso de Técnico de Enfermagem do IEP de Jales (Instituto Educacional Profissionalizante) participaram da palestra “IST/HIV/AIDS e Prevenção Combinada” promovida pelo SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jales.

Conduzida pela fisioterapeuta Dieine Mendes Garcia, a palestra teve como finalidade disponibilizar uma formação tendo orientações sobre as principais e mais comuns infecções sexualmente transmissíveis, discussão de dúvidas e relatos de casos, além de abordar temas atuais como PEP (Profilaxia Pós-Exposição – medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV, em caso de recente contato com o vírus), PREP (Profilaxia Pré-Exposição – utilização de medicamento para evitar que um indivíduo que não tem HIV adquira a infecção quando se expõe ao vírus), transmissão em rede e prevenção combinada.

Foi incentivada a execução de Testes Rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C em cada unidade de saúde mais próxima ou no SAE/CTA de Jales. Os presentes receberam capacitação em relação à utilização dos preservativos feminino e masculino.