Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Jales, por meio do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e da Atenção Básica, aconteceu durante a manhã do último sábado, dia 7, o Dia “D” da Campanha Fique Sabendo – Dezembro Vermelho, realizada na Praça Euphly Jalles.

A Campanha teve como finalidade mostrar a importância da prevenção e do tratamento imediato contra o HIV e a Sífilis, assim que o vírus for detectado. Segundo números apresentados pelo SAE/CTA de Jales, foram realizados 115 testes rápidos de HIV e 115 de Sífilis, contabilizando no total 230 testes efetuados.

Dieine Morise Garcia, coordenadora do SAE/CTA, explica que “foi uma das campanhas em praça que mais fizemos testes até hoje. Muitas pessoas que foram até lá nunca fizeram o teste rápido, então isso mostra que a conscientização está acontecendo. Os números provam essa afirmação, conseguimos realizar no total 230 testes rápidos durante toda a manhã do sábado. Além disso, contamos com o apoio também de equipes da JalesPark, que distribuíram panfletos”.

Pela primeira vez a Praça Euphly Jalles recebeu uma campanha em prevenção e conscientização do HIV e Sífilis, justamente com o propósito de abranger pessoas da região circulam pelo local, pelo fato de que a Praça é utilizada para embarque e desembarque de passageiros.

A Campanha Fique Sabendo – Dezembro Vermelho ainda vai continuar sendo realizada até o dia 19 de dezembro em várias Unidades de Saúde de Jales.

FIQUE ATENTO

A testagem de HIV e Sífilis é rápida e de forma gratuita. Os interessados a realizar o teste rápido podem estar participando pela programação:

• Dia 10 – UBS do Jardim Arapuã às 8h
  • Dia 11 – UBS do Jardim Oiti às 8h