Com o objetivo ampliar o diagnóstico precoce de HIV da população, a equipe do SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento), iniciou a campanha “Fique Sabendo”, com a realização de testes preventivos da doença na equipe do Hospital de Amor de Jales.
A parceria com o hospital é inédita e, de acordo com a coordenadora do Serviço, Dieine Morise Garcia, “mesmo a testagem sendo facultativa, a adesão está sendo satisfatória. Os interessados estão realizando testes rápidos para detecção de HIV e de sífilis”.
Nas próximas semanas, a equipe do SAE/CTA também visitará os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Jales e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. As unidades básicas de saúde de Jales também aderiram ao Fique Sabendo e seus atendimentos durante a campanha estão ocorrendo nesta semana, de 01 a 07 de dezembro, porém todas as unidades continuam oferecendo testes gratuitos, suporte, tratamento e acompanhamento, não só na campanha, mas durante o ano, intensificando as ações neste período.
“A campanha estadual acontece nessa primeira semana de dezembro, sendo que o Dia D aconteceu no dia 01. Em Jales, há dois anos, acontece o ‘Dezembro Vermelho’ com o foco na prevenção as infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas IST’s. Nessa terça-feira, dia 01, foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, então nossa equipe, além de realizar a testagem, também faz o trabalho de aconselhamento e prevenção. Esperamos que a adesão continue sendo satisfatória”, afirmou Dieine.

A coordenadora SAE/CTA, Dieine Morise Garcia e parte da equipe realizaram a Campanha Fique Sabendo testando funcionários do Hospital de Jales