Durante toda manhã e tarde da última sexta-feira, dia 10, a Secretaria de Saúde de Jales em parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), de São José do Rio Preto, realizou a capacitação “Segurança e Saúde do Trabalhador Rural e Trabalho Pesado: Linha de cuidados”. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Jales e reuniu 24 municípios da região.

O curso teve como finalidade orientar os órgãos da saúde em relação às notificações de acidente de trabalho na área rural, levando em conta a região de Jales por ser atuante na produção de insumos agrícolas.

Durante a capacitação foram abordados alguns assuntos como a construção participativa e integrativa de protocolo de apoio para ações de segurança e saúde no trabalho; determinantes de saúde e doença: modelos epidemiológicos, doenças e agravos auto-impostos relacionados ao trabalho; acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em trabalhador rural e trabalho pesado: acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e doenças profissionais. Além disso, antes do encerramento, foi realizada uma oficina de interação com os participantes. Foram discutidos casos de acidentes já ocorridos.

“Muitas vezes na porta de entrada não nos atentamos que a diarreia, o vômito daquele paciente pode ser causada por uma intoxicação por agrotóxico, nos esquecemos de ter esse olhar holístico. Deste modo, a capacitação veio para ampliar os nossos horizontes e aumentar esse número de notificação de acidente de trabalho da área rural, já que são números tão reduzidos não condizentes com a nossa realidade agrícola”, explicou Eloá Koga, enfermeira da vigilância epidemiológica de Jales.

Maria Aparecida Moreira Martins, secretária municipal de saúde de Jales, explica que há um interesse do município em instalar um polo do CEREST, pois, segundo ela, seria uma grande conquista para a saúde jalesense. “Atualmente o polo mais próximo do CEREST é em São José do Rio Preto que abrange 102 municípios da região. Seria um ganho para nossa saúde ter um polo em Jales, disponibilizando atendimento aos trabalhadores, independente do vínculo empregatício, que sofreram acidente, doença no trabalho e necessitam de atendimento e orientações”, ressalta a secretária.

O QUE É O CEREST

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST é um serviço especializado do SUS na área do trabalhador, tendo como objetivo principal o suporte aos trabalhadores que sofreram acidentes, contraíram doenças e têm a necessidade de atendimento e instruções.

Acolhimento; atendimento multiprofissional; monitoramento das fichas de notificação de acidentes e doenças do trabalho; acompanhamento e alimentação de sistema de notificações; realização de estudos epidemiológicos para desenvolvimento de projetos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho; ações de vigilância em ambientes de trabalho e investigação de acidentes de trabalho graves, fatais e com menores; visitas domiciliares aos trabalhadores que sofreram acidentes graves; e treinamentos e capacitações em saúde do trabalhador são ações desenvolvidas pelo CEREST.