Motivada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA – Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, e da Atenção Básica, teve início ontem, dia 2 de dezembro, na unidade do SAE/CTA a campanha “Dezembro Vermelho” em adesão ao Dia Mundial de Combate a AIDS.

O grande objetivo da campanha é mostrar a importância da prevenção, da realização do teste rápido e do tratamento imediato contra o HIV, assim que o vírus for detectado.

Segundo a coordenadora do SAE/CTA de Jales, Dieine Morise Garcia, o “Dezembro Vermelho” vem chamar a atenção da população não só da detecção precoce do vírus HIV, como também da Sífilis. “Desde 1988, no dia 1º de dezembro, celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. No Brasil, a partir de 2017 também foi instituído o “Dezembro Vermelho”, quando foi incluído a testagem para Sífilis. Apesar do HIV não ter cura, hoje em dia ele não é tido mais como uma sentença de morte, o tratamento evoluiu muito e as pessoas tem possibilidades de manterem-se saudáveis e ter a mesma expectativa de vida que as outras pessoas que não detenham o vírus”.

Dieine enfatiza ainda que o teste é gratuito e a pessoa pode saber seu resultado em 10 minutos. “A população pode estar fazendo os testes rápidos durante nossa campanha que está sendo realizada em várias unidades de saúde de Jales e outros pontos da cidade. É totalmente gratuito”, completou.

Em Jales, o Dia “D” da campanha “Dezembro Vermelho – Fique Sabendo” vai acontecer durante a manhã do próximo sábado, dia 7, na Praça Euplhy Jalles e será aberto para todos que tiverem interesse em realizar o teste de HIV e Sífilis.

PROGRAMAÇÃO

A ação “Fique Sabendo” estará acontecendo durante três semanas deste mês, realizando testes rápidos nas unidades de saúde de Jales e vários outros pontos da cidade.

Os interessados podem estar participando pela programação:

• Dia 03 – UBS do Jardim São Jorge às 8h
  • Dia 05 – Centro de Atenção Psicossocial de Jales (CAPS) às 8h