Na manhã da última terça-feira (23), o Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolfo”, mais conhecido como Teatro Municipal de Jales, foi palco para a apresentação da peça “O auto da Camisinha”, programação da série de ações e atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) e a Vigilância Epidemiológica de Jales, com o objetivo de conscientizar e prevenir contra a Sífilis, o HIV e a Hanseníase, seguindo orientações do calendário de campanhas nacionais de prevenção ao HIV e Hanseníase e da campanha estadual de prevenção à Sífilis.

O espetáculo foi aberto para a sociedade civil, servidores da Saúde, população vulnerável, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Casa de Passagem, Sacra, AACAJ, Projeto Guri, monitores de escolas, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Santa Casa, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), entre outros órgãos e instituições. Quem prestigiou a peça recebeu importantes informações sobre prevenção e cuidados com o HIV e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A apresentação contou com muita música ao vivo e com um estilo de peça em cordel, tendo como finalidade levar informações sobre a prevenção das ISTs de forma lúdica e divertida, sendo uma ação conjunta entre cultura e saúde.

PROGRAMAÇÃO

Na noite do dia 24 de outubro, a partir das 19 horas acontece o Encontro de Autocuidados de Hanseníase. O encontro será no SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) e vai contar com palestra, dinâmicas para promover interatividade entre os participantes, bate-papo sobre a autoestima e também será servido um café para o momento de confraternização.

Os eventos envolvem equipes da Secretaria de Saúde, chefiados pela secretária Maria Aparecida Moreira Martins, do SAE/CTA, sob orientação da coordenadora Dieine Morise Mendes Garcia e Vigilância Epidemiológica com orientação de Eloá Koga, que coordena o setor de IST e Hanseníase.