Entre os dias 6 e 8 de maio, foi realizado na capital paulista, São Paulo, o Congresso HepatoAids 2019 reunindo vários profissionais da saúde do Estado de São Paulo. Representando o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jales, participou a coordenadora do SAE, Dieine Morise Garcia, o infectologista Dr. Maurício Favaleça e a farmacêutica Naiani Santos.

Os representantes de Jales tiveram a oportunidade de ter acesso aos novos protocolos clínicos de tratamento de HIV e hepatites virais, bem como os mais recentes estudos nessa área, os quais, evoluíram de modo exponencial.

O Ministério da Saúde esteve presente expondo os resultados dos programas federais e as metas futuras, além das inúmeras realizações na prevenção e cuidados relativos à infecção pelo HIV.

O Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS – SP também explanou sobre os desafios encontrados e suas metas para o Estado. “O HepatoAids 2019 abriu novos horizontes tanto para a terapia antirretroviral com a inclusão de novos medicamentos quanto para prevenção e cuidado, sendo uma capacitação muito importante para nós da área da saúde”, explica a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada de Jales, Dieine Morise Garcia.

PALESTRA COM ADOLESCENTES DO CREAS E CRAS

No dia 13, segunda-feira, às 19 horas, foi ministrada pelo SAE/CTA uma palestra com o tema “Escravidão moderna, exploração sexual, IST/AIDS e Hepatites Virais”, no Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolfo” – Teatro Municipal, que também foi tema da palestra no dia 16, quinta-feira, às 14 horas no CRAS de Jales (Centro de Referência de Assistência Social).

Participaram das palestras os adolescentes assistidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O grande objetivo do bate-papo foi levar informações em torno dos vários momentos vividos atualmente, como a escravidão moderna, a exploração sexual no Brasil com apresentações de dados estatísticos, explicações sobre infecções sexualmente transmissíveis e AIDS.

CAMPANHA DO IDOSO

Promovida também pelo SAE/CTA de Jales na terça-feira, dia 14 de maio, a “Campanha da melhor idade” aconteceu no Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso – CIEVI, tendo como alvo os idosos. Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, havendo também a aferição de pressão arterial, stand de saúde bucal e vacinação. O idoso faz parte de uma das metas anual e da programação do SAE de Jales.

Os testes são uma alternativa aos métodos tradicionais. A utilização deles permite examinar à gradativa demanda pelo diagnóstico, aumentando a eficiência da resposta às pessoas, assim como o rápido encaminhamento para início de tratamento.