Com o objetivo de orientar a população sobre as formas de prevenção da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Jales, com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, realizou durante o feriado prolongado de Corpus Christi a 1ª Barreira Sanitária no município.

A ação foi efetivada no dia 11, quinta-feira, das 7h às 12h;no dia 12, sexta-feira,das 7h às 17h e no dia 13 de junho, sábado, das 7h às 12h. Foram instaladas barreiras em três acessos da cidade: Avenida João Amadeu (Portal de Entrada), Avenida Paulo Marcondes e Avenida ShigueroKitayama(próximo ao Posto Maloni), com a atuação de quatro equipes de três pessoas da Vigilância Epidemiológica.

No total, foram abordadas 4.785 pessoas, sendo 2.487 visitantes de outras cidades e 2.298 residentes em Jales, que receberam orientações, verificação de sintomas e fiscalização quanto ao uso de máscaras.

“Abordamos os motoristas durante três dias, fizemos questionamentos sobre o destino dessas pessoas para que a Vigilância Epidemiológica possa fazer o monitoramento de prováveis casos, verificamos se tinham algum sintoma e se estavam usando máscara. Também distribuímos máscaras aos condutores que não estavam utilizando e panfletos orientativos”, explicou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.

Segundo Maria Aparecida, a Secretaria de Saúde está estudando a possibilidade de o município implantar mais uma vez a barreira sanitária nas entradas da cidade.