Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente um terço dos cânceres podem ser curados se detectados precocemente e tratados adequadamente. Além disso, o câncer de mama, no Brasil, é o mais frequente e uma das maiores causas de morte por câncer na população feminina. Pensando em mudar esta realidade e contribuir para a diminuição desses altos índices, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando as orientações sobre a importância do exame de Mamografia e proporcionando às mulheres compreendidas dentro da faixa etária instituída pelo Ministério da Saúde, a oportunidade de realizar o exame.

O rastreamento consiste em identificar o câncer de mama em seus estágios iniciais, em populações assintomáticas e, com isso, possibilitar a mudança em seu prognóstico.  As técnicas de rastreamento mais conhecidas e estudadas são os exames de imagem, o exame clínico das mamas (ECM) e o autoexame das mamas. A mamografia é um exame radiológico, realizado com equipamento específico, e que emite uma dose mínima de radiação e é considerado o padrão ouro para o rastreamento da população de risco padrão.

“Existe um comprometimento do município de Jales em ampliar o acesso aos exames de mamografias em mulheres com idade entre 40 a 69 anos, afim de que realizem o exame conforme orientação do Ministério da Saúde para a detecção precoce do câncer de mama, além de rastrear os resultados alterados, garantindo o acesso aos diagnósticos e permitindo o tratamento adequado o mais rápido possível”, frisou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.

Existem em Jales duas unidades que realizam rotineiramente o exame de mamografia pelo SUS, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e o Centro de Diagnóstico (CONSIRJ).  O mamógrafo do CONSIRJ opera com uma capacidade de atendimento de até 200 exames por mês, para os 16 municípios referenciados do consórcio, e consegue disponibilizar os resultados em até dez dias, com a entrega do laudo.  O equipamento é de alta qualidade e os profissionais que realizam as mamografias possuem registro e especialização para a realização do exame.

Carreta de Prevenção

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade móvel de prevenção do Hospital de Amor estará no município entre os dias 29 de agosto e 04 de outubro. A carreta ficará estacionada na Feira do Produtor Rural, o Comboio, para a realização de exames de mamografia.

As mulheres com idade entre 40 a 69 anos, interessadas em efetuar o exame, devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para agendar a data e o horário para o procedimento. É necessário levar cópia do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Mulheres compreendidas dentro da faixa etária instituída pelo Ministério da Saúde tem a oportunidade de realizar exames de Mamografia em Jales