A Secretaria Municipal de Saúde de Jales por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica iniciaram nos dias 12, 13 e 17 de março orientações aos alunos da rede municipal de ensino e também da rede particular, apresentando às crianças métodos de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

O grande objetivo da ação é conscientizar os alunos e professores oferecendo explicações sobre medidas de prevenção à pandemia, como por exemplo, lavar as mãos com água e sabão constantemente, usar álcool em gel, manter lugares arejados e ventilados, evitar aglomerações de pessoas e entre outros.

As escolas beneficiadas pelas instruções, por enquanto, foram a Ceia COC e Aquarela, Colégio Anglo e a EM. Professora Iracema Pinheiro Candeo – Lola. Nas demais escolas do município foi encaminhado comunicado sobre as medidas de prevenção.

Após o decreto de suspensão das aulas, a equipe de vigilância sanitária reprogramou suas ações. Além das escolas, também foi encaminhado o comunicado para as igrejas, a ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jales), empresas, unidades de saúde, UPA (Unidade de Pronto Antendimento), Samu e AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

COMO PREVENIR

A Secretaria de Saúde alerta que algumas medidas de prevenção são essenciais para a prevenção ao Covid-19. As precauções são:

– Fazer a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;

– Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Manter ambientes arejados e ventilados;