No sábado, dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, através do SAE-CTA (Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jales, realizou uma campanha em comemoração ao Dia internacional da mulher, celebrado no dia 8, na Praça João Mariano de Freitas.

As mulheres foram contempladas com diversas atividades na área da saúde, entre elas, orientações e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, realizados por funcionários do SAE/CTA, com resultados apresentados em até 10 minutos. Foram realizados cerca de 80 testes e nenhum com resultado positivo.

As mulheres ainda receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a equipe da saúde distribuiu lembranças para todas as participantes, além de kits de preservativo feminino e masculino.

O evento contou com a presença de alunos do curso de Enfermagem do IEP (Instituto Educacional Profissionalizante de Jales), que aferiram pressão e orientaram a população sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Os alunos do curso de Serviço Social da Unijales participaram com intervenções por meio de cartazes e orientações sobre a violência contra a mulher.

Segundo a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Albarello, “a campanha tem o intuito de ampliar o acesso da população ao diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites virais, além de promover a conscientização das mulheres. Vale ressaltar que todas as unidades de saúde e o SAE-CTA também têm os testes rápidos disponíveis para toda população”, finalizou Patrícia.

A secretária de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins também participou do evento que contou com a presença do prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, e da primeira-dama Glauciane Pontes Helena Granco.