“Ninguém vai ficar para trás”. Com essa máxima, a Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a Prefeitura de Jales, realizaram na manhã da terça-feira, dia 14 de agosto, um treinamento para servidores municipais de Jales e outras dez cidades da região. O evento aconteceu no Plenário Presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal.

Além de Jales, a capacitação envolveu os servidores de Dirce Reis, Aspásia, Dolcinópolis, Marinópolis, Palmeira D’Oeste, Pontalinda, Santa Salete, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil. O objetivo é levar informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 28 de novembro.

“O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som, gratuitamente, através de kits que serão distribuídos”, afirma Ângela Ribeiro, líder regional da Seja Digital na região.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Os servidores também vão orientar as famílias que têm direito ao kit gratuito.

A Prefeitura de Jales foi representada pelas secretarias municipais de Comunicação Social, Saúde, Educação e Assistência Social. “É muito importante ressaltar que após o dia 28 de novembro a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em Jales e em outros 63 municípios da região. Quem não realizar a instalação dos kits não vai conseguir assistir TV”, alertou o secretário de Comunicação da Prefeitura de Jales, Douglas Zílio, que ressaltou: “A Ouvidoria da Secretaria de Comunicação, que atende gratuitamente pelo telefone 0800 7720063, também foi capacitada e vai poder orientar a população sobre como proceder para a retirada do kit”.

Mais de 845 mil kits gratuitos estão sendo distribuídos nas 395 cidades do interior de São Paulo. O material é composto de antena digital, conversor com controle remoto e pilhas. “As pessoas que não sabem se têm direito ao kit, devem ligar gratuitamente no 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o site sejadigital.com.br/kit para verificar e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital”.

 

Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.