Mais uma ação foi realizada no município na última sexta (19) e no sábado (20) pela Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, em parceria da Prefeitura Municipal de Jales e a TV TEM, afiliada da Rede Globo. O objetivo foi facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que as TV’s de sinal analógico recebam o sinal digital.

Durante o evento realizado na Praça Euplhy Jalles, mobilizadores da Caravana da TV Digital sanaram as dúvidas da população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e realizaram o agendamento para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias que tem direito aos equipamentos.

Em Jales e em outras 63 cidades da região de Votuporanga, o sinal analógico será desligado no dia 28 de novembro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo – aparelho que transforma o sinal analógico em digital e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Segundo orientações da Seja Digital, se o aparelho for uma televisão de tubo será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina, e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, é preciso consultar o manual do fabricante.

Quem não tem direito ao kit que é composto por conversor, antena e cabo pode comprá-lo por um preço acessível e em condições especiais nas lojas contempladas com a ação: Casa das Antenas, que se encontra na Rua 5, 2261, Centro; e a Casas Bahia, com endereço na Avenida Francisco Jalles, 47, Centro.

Com o site da Seja Digital (http://www.sejadigital.com.br/home), as pessoas podem tirar demais dúvidas sobre as mudanças do advento da TV digital e como devem se preparar para receber o novo sinal. Outro modo é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para esclarecimentos e marcar a retirada do kit gratuito. Além disso, pra saber se tem direito ao kit, basta ligar gratuitamente para o número 147 (ligação gratuita) com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.