O alistamento eleitoral de jovens com idade entre 16 e 18 anos incompletos ganha destaque na Semana do Jovem Eleitor, que será realizada em Jales de 16 a 20 de março pelo Cartório Eleitoral da 152ª ZE. Serão três dias voltados para sensibilizar ciddãos que deverão votar pela primeira vez nas eleições 2020 sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos.

O projeto consiste em incentivar os jovens que estão na idade adequada a realizarem o alistamento eleitoral para que exerçam seu direito a cidadania nas Eleições Municipais de outubro. Por conta do pleito eleitoral, as operações relacionadas aos títulos somente poderão ser realizadas até o dia 6 de maio de 2020.

O maior diferencial é que, durante esta semana, os jovens nesta faixa etária podem fazer o título eleitor sem agendamento, basta levar o RG original (ou documento oficial e original com foto)  e um comprovante atualizado de residência recente.

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto dessa faixa etária é facultativo. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, estes jovens não são obrigados a votar e nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação, porém a participação na escolha de seus representantes políticos é de suma importância.

O cartório da 152ª ZE – Jales/SP está localizado na Rua 06 nº 2856, no centro.