Com o objetivo de potencializar a atuação e as habilidades de liderança dos profissionais da rede municipal de ensino, que atuam nas escolas municipais da região, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Noroeste Paulista está promovendo a formação de 75 diretores e coordenadores pedagógicos, por meio de um Laboratório de Mudanças.

A ação tem apoio do Instituto Natura, por meio do projeto Rede de Apoio à Educação (RAE) e está sendo realizada nos meses de agosto e novembro. Entre os profissionais em formação, participam por Jales a coordenadora do ensino fundamental, Elisa Mara Mastelari Ferri, e a supervisora de ensino, Elaine Cristina Magri da Silva.

A formação será oferecida em quatro módulos e foi elaborada a partir de diagnóstico realizado em 2017, com a colaboração do Instituto Natura, que revelou como prioridade comum aos municípios viabilizar a formação continuada dos gestores das escolas, visando sua melhoria de desempenho.

O diferencial desta iniciativa é que todo o processo de planejamento, organização e execução do ciclo formativo foi realizado pelos próprios gestores municipais por meio de um Comitê Gestor, de forma colaborativa, buscando somar esforços na resolução de problemas comuns.

Também foram identificados “talentos locais”, profissionais que atuam nas redes de ensino com formação e competências alinhadas aos temas a serem tratados na formação. Desse modo, não foi necessária a contratação de profissionais externos para a formação.

Os municípios que fazem parte do ADE Noroeste Paulista: Alvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d’Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Jales, José Bonifácio, Lourdes, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olímpia, Ouroeste, Paranapuã, Parisi, Paulo de faria, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Votuporanga.