Prefeitura inaugura a Casa da Juventude Arthur Ramos dos Santos na presença de autoridades

A Prefeitura de Jales inaugurou na manhã da terça-feira, dia 20 de fevereiro, a Casa da Juventude “Arthur Ramos dos Santos”, espaço que vai oferecer equipamentos multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, com ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

Participaram da cerimônia de inauguração no amplo e moderno espaço construído no Jardim Arapuã, o prefeito Luis Henrique Moreira e a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca, o secretário municipal de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni, o Coordenador Estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Camilo Borges, os vereadores Rivelino Rodrigues, Andréa Moreto, Bismark Kuwakino, Bruno de Paula, Deley Vieira e João Zanetoni, o representante da deputada estadual Analice Fernandes, Leandro Bigotto e do deputado federal Marcos Pereira, Allana Cegarra, o representante do Conselho da Juventude, Oswaldo Davi e os pais do saudoso Arthur Ramos dos Santos, homenageado com o nome da Casa da Juventude, Viviane Rangel Ramos dos Santos e Wesley  Vitorino dos Santos, além de secretários municipais, servidores públicos municipais, conselheiros tutelares, representantes da sociedade civil e imprensa.

A Casa da Juventude foi conquistada pela atual administração municipal e anunciada ao prefeito Luis Henrique durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quando o prefeito recebeu o certificado que reconheceu Jales como município Amigo da Juventude. O certificado foi entregue a 50 municípios com menos de 150 mil habitantes que instituíram o Conselho Municipal da Juventude, que tem o objetivo de contribuir com os jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência.

O nome de Arthur Ramos dos Santos, dado à Casa da Juventude, foi sugerido pelo vereador Riva Rodrigues e instituído por meio do Projeto de Lei nº 172/2022, de sua autoria. Arthur nasceu em Jales, no dia 1º de fevereiro de 2011. Filho de Wesley Vitorino dos Santos e Viviane Rangel Ramos dos Santos, foi estudante da Escola Municipal Professora Elza Pirro Viana. Veio a falecer em uma trágica ocorrência no dia 29 de junho de 2020, com apenas 9 anos. Nesse dia, Arthur brincava com seu pai, defronte à sua casa, num final de tarde. Em determinado instante, andando de bicicleta, foi afetado por um “mal súbito” que ceifou sua vida imediatamente no local.

O vereador Riva, emocionado, falou sobre a homenagem. “Que recebam nosso abraço fraternal os pais do Arthur, aqui presentes. Ele é uma estrelinha que brilha nos iluminando, com toda certeza. A partir de agora, é dever nosso corroborar para que se dê, de fato a devida finalidade para este amplo e moderno espaço que estamos inaugurando, que leva o nome do pequeno e saudoso Arthur, e que certamente será abençoado por Deus”.

Também fizeram uso da palavra enaltecendo a importância da Casa da Juventude, o secretário municipal de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni, o representante da deputada estadual Analice Fernandes, Leandro Bigotto e do deputado federal Marcos Pereira, Allana Cegarra.

Já o Coordenador Estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Camilo Borges, frisou que “esse é um momento histórico para Jales, pois estamos entregando um equipamento que transforma a vida de jovens, que dá mais significado à vida dos jovens. Parabéns prefeito Luis Henrique pela iniciativa de ter buscado e conquistado a Casa da Juventude. Trago um abraço do governador Tarcísio de Freitas para sua pessoa, que deu a oportunidade de dar sequência e finalizar esta importante obra, do nosso secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, um grande entusiasta da juventude”.

O prefeito Luis Henrique disse estar honrado em poder inaugurar a Casa da Juventude em Jales, equipamento concedido a apenas 50 municípios com até 150 mil habitantes. “Temos a felicidade de termos sido contemplados com esse importante obra e agradeço à deputada Analice Fernandes que nos deu mais uma vez as mãos para que esse projeto se tornasse realidade em nossa cidade. Que este espaço possa transformar a vida de muitos jovens, que muitas políticas públicas destinadas aos adolescentes e jovens, ainda possam ser implementadas em Jales, principalmente agora que temos este espaço. Vamos estabelecer grandes parcerias que resultem em ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Que Deus possa abençoar esta Casa da Juventude que tem, a partir de hoje, uma grande missão”.

Antes do descerramento das placas de inauguração, a primeira-dama Alziane fez a entrega de flores à mãe do saudoso Arthur, Viviane, e o prefeito Luis Henrique entregou uma réplica da placa inaugural ao pai do garoto, Wesley. A mãe fez um emocionante discurso que levou muitas pessoas às lágrimas, antes do encerramento da solenidade.

Casa da Juventude 00.1

A Prefeitura de Jales inaugurou na manhã da terça-feira, a Casa da Juventude “Arthur Ramos dos Santos”, no Jardim Arapuã

Casa da Juventude 01

Participaram da cerimônia o prefeito Luis Henrique e a primeira-dama Alziane, a vice Marynilda, o Coordenador Estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Camilo Borges, o representante da deputada Analice Fernandes, Leandro Bigotto, os vereadores Riva Rodrigues, Bismark, Andréa Moreto, Deley Vieira, Bruno de Paula e João Zanetoni, o secretário de Governo Reginaldo Viota, o secretário de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni e o representante do Conselho de Juventude, Oswaldo Davi