Jogando juntos secretarias de Esportes, Saúde e Comunicação se juntam e lançam projeto Comunidade Ativa

Visando a promoção da saúde da população, as Secretarias Municipais de Esportes, Saúde e Comunicação lançaram o projeto conjunto “Comunidade Ativa” para desenvolver ações de políticas públicas voltadas à prática de atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O projeto incentiva a busca de uma vida mais saudável e ativa, mesmo após a imunização, e ocorrerá através de uma junção de incentivos de políticas públicas e organizações governamentais, apresentando estratégias para a prática de atividades físicas em casa e em ambientes abertos, respeitando as normas sanitárias vigentes.

A prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida como uma estratégia natural para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico ou psicológico. Além de promover o controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, se exercitar reduz os processos inflamatórios no organismo, melhora a resposta imunológica a infecções ou doenças transmissíveis, oferece maior resistência metabólica nos sistemas cardiorrespiratório, muscular e vascular e diminui os índices de estresse, ansiedade e depressão.

“Quando deixamos de ser sedentários, o aumento na qualidade de vida é significativo, apresentando maior facilidade em realizar atividades diárias. Com este projeto  pretendemos investir em políticas e ações que promovam a caminhada, o uso da bicicleta e a recreação nos espaços públicos da cidade”, disse o Secretário de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni.

De acordo com o Secretário Municipal de Comunicação, Douglas Zílio, o projeto será um desafio e a adesão da população é de extrema importância. “Para dar andamento ao Comunidade Ativa, a nossa equipe, com o auxílio do departamento de Tecnologia de Informação da Prefeitura, vai produzir e publicar vídeos informativos sobre a prática de exercícios físicos. Diversos temas serão abordados, para abranger grande parte de nossa população”.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também frisou a importância de manter os cuidados com a saúde. “Devemos, claro, cuidar de todas as medidas de prevenção à Covid-19 e, mesmo assim, levar em consideração os benefícios que o nosso organismo recebe com a prática de exercícios físicos. O sedentarismo não é saudável”, frisou a enfermeira Leidepaula Belon.