Cerca de 1000 alunos da rede municipal de Jales comparecem ao Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo para assistir ao espetáculo “Caro Kafka”

A última quinta-feira foi especial para cerca de 1000 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Turmas dos Pré II e 5º anos, compostas por crianças de 5 e 10 anos, respectivamente, compareceram ao Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolfo” - Teatro Municipal, para assistir ao espetáculo “Caro Kafka”, a convite da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico.

Com direção de Marcelo Lazzaratto, atuação de Pedro Haddad, Chiara Lazzaratto e Julia Alves e dramaturgia de Carla Kinzo e Marcos Gomes, a peça teatral conta um episódio ocorrido na vida de Kafka, um dos grandes escritores do século XX. O relato inspirou a obra “Kakfa e a Boneca Viajante”, do escritor Jordi i Fabra, que venceu o Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil pela obra, em 2007.

As apresentações ocorreram em duas sessões, cada uma com cerca de 500 estudantes, e os alunos das Escolas Municipais Prof.ª. Eljácia Moreira, Prof. João Arnaldo A. Avelhaneda, Prof.ª. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, Prof.ª. Elza Pirro Viana, Prof. Alberto Gandur, Prof.ª Maria Olympia Braga Sobrinho, Prof. Oswaldo Soler e Prof.ª Jacira de Carvalho da Silva aproveitaram a oportunidade para conhecer uma nova história e vivenciar novas experiências fora do ambiente escolar, acompanhados de seus professores, monitores de transporte e técnicos da SME.

O evento foi uma realização da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, do Programa de Ação Cultural – PROAC e do Governo do Estado de São Paulo e, de acordo com a coordenadora geral da educação infantil, Tamara Viota, a companhia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para convidar os alunos a comparecer ao espetáculo, ofertado de forma gratuita.

“Foi uma experiência sensacional. Os professores do Pré II trabalharam anteriormente a sinopse da peça, além de explorar com os alunos fotos do Teatro Municipal, levando em consideração que muitos deles iriam assistir a um espetáculo pela primeira vez. O acesso à cultura é fundamental e necessário para ampliar ainda mais o conhecimento e as experiências das nossas crianças”, afirmou Tamara.

A Secretária Municipal de Educação, Prof.ª. Dra. Adriana Juliano Mendes de Campos acompanhou de perto a fruição dos alunos. “Nós educadores reconhecemos a importância de ampliar a formação leitora dos nossos estudantes e de possibilitar o acesso a um espetáculo teatral tão rico e bem dirigido como este. E’ um prazer para nossa equipe proporcionar tais experiências. As crianças adoraram e é ainda mais interessante vivenciar isso fora da escola, conhecendo o teatro, saindo da rotina diária numa experiência estética e lúdica da qual todos vão se lembrar”, de ter fruído com seus coleguinhas, frisou Adriana.

Caro Kafka 1

Cerca de 1000 alunos matriculados na rede municipal de ensino compareceram ao espetáculo “Caro Kafka”

Caro Kafka 2

Caro Kafka 3