Agricultura e Meio Ambiente realiza substituição de palmeiras imperiais nas avenidas João Amadeu e Francisco Jalles

A Prefeitura de Jales, por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, está realizando o plantio de palmeiras imperiais (Roystonea oleracea) em canteiros centrais das Avenidas João Amadeu e Francisco Jalles. A atividade colabora para a manutenção da estética já existente na área, como forma de garantir a integridade estrutural e características originais do local.

De acordo com a secretária da pasta, Sandra Gigante, serão feitas 18 reposições de palmeiras imperiais que já estavam mortas. “As novas mudas que foram adquiridas representam a preservação do meio ambiente e também da nossa história. São palmeiras plantadas há muitas décadas e a substituição se fez necessária neste momento”, pontuou.

As novas palmeiras imperiais possuem aproximadamente dois metros de altura e já estão mudando o visual do local, visto que haviam restado apenas os troncos das árvores que morreram naquele local.

Com a substituição, a Prefeitura garantirá o aumento da arborização naquela região, contribuindo para ampliar a qualidade de vida da população. Quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima.

As palmeiras oferecem diversos benefícios ambientais, como a redução da poluição do ar, a melhoria da qualidade do solo, o aumento da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos, pois conseguem reter grandes quantidades de água. Além disso, elas também contribuem para o sequestro de carbono, o que pode ajudar a reduzir as mudanças climáticas. Elas são capazes de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono presente na atmosfera, o que significa que contribuem para a redução da concentração deste gás, nocivo aos seres humanos.

O prefeito Luis Henrique ressaltou que “palmeiras são grandes símbolos da natureza e fundamentais para o equilíbrio ambiental. Além de embelezarem nossa cidade através do paisagismo, servem de abrigo para inúmeras espécies, como as araras canindé”.

Palmeiras 1

A retirada das palmeiras imperiais foi realizada ontem, segunda-feira

Palmeiras 2

Palmeiras 3